Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui:
Precarização na rede: proposta do Conif retrocede ao sugerir TAE substituto
Publicado por Monalisa Resende - Ter, 22 abr. 2014 20:13

No último dia 1º de abril o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) apresentou ao MEC uma "solicitação" para a implementação de políticas direcionadas aos servidores do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE). Em resumo, a proposta prevê a figura do TAE substituto.

Mesmo reconhecendo a importância dos trabalhadores administrativos, o texto do Conif não propõe solucionar demandas como, por exemplo, a garantia das 30 horas semanais e a participação dos TAE nos processos eleitorais para as reitorias.

Além de ser bastante limitada, a proposta do conselho propõe aumentar ainda mais a precarização na Rede Federal ao sugerir a abertura de contratação temporária de trabalhadores técnico-administrativos, os "técnico substitutos". Lutamos pelo aumento da qualidade da educação oferecida em nossas instituições de ensino, e é impossível aumentar a qualidade com a contratação precária de trabalhadores.

Iniciando mais um movimento grevista esse mês, reafirmamos que nossa pauta de reivindicações questiona a falta de resultados dos GT de acordos anteriores, além de bandeiras históricas dos trabalhadores da educação federal. Esperamos que o Conif atente para os anseios dos trabalhadores e avance mais em suas sugestões, buscando a construção efetiva de uma educação pública, gratuita, de boa qualidade e livre de toda forma de precarização.