Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias da Greve
28º CONSINASEFE: encerramento do Congresso
Publicado por Mário Júnior - Dom, 30 mar. 2014 16:08
O maior congresso da história do SINASEFE, que credenciou 415 delegados, 99 observadores e teve 66 Seções Sindicais presentes, encerrou neste domingo (30) suas atividades. Foram quatro dias de debates no hotel San Marco, em Brasília-DF, nos quais tivemos representantes do Andes-SN, da CSP-Conlutas e da Fasubra Sindical debatendo conjuntura política e greve da Rede Federal de Educação, nos dois primeiros dias (27 e 28).
No segundo dia (28), um dos pontos de destaque do evento foi a mesa-ato sobre os 50 anos do Golpe Empresarial-Militar de 1964, que contou com lutadores contra o Regime Militar, membros da Comissão da Verdade que pesquisa os crimes da Ditadura, e trouxe depoimentos da base do SINASEFE sobre as mutilações que o período deixou em inúmeras vidas.
O ato terminou com um plenário lotado de trabalhadores, com punhos erguidos, cantando a Internacional Comunista. E manteve sua atmosfera presente durante todo o 28º Congresso com a exposição "Um tempo para não esquecer", que aconteceu no hall do hotel.
Durante o terceiro e penúltimo dia do evento (29), vieram as decisões mais importantes, ambas com reflexos imediatos na condução do nosso Sindicato. A primeira foi a deliberação aprovada pela maioria absoluta dos delegados em favor da greve do SINASEFE, que será deflagrada no próximo dia 21 de abril.
A segunda foi em relação ao processo eleitoral, no qual 407 delegados elegeram a nossa Direção Nacional (DN) e representantes do Conselho Fiscal para o biênio 2014-2016. Confira em nosso site o resultado das eleições para a DN e Conselho Fiscal, divulgado pela Comissão Eleitoral às 3 horas de 30/03/2014.
Hoje (30), no último dia do CONSINASEFE, as únicas atividades dos plenários foram os debates entre os coletivos que consolidaram os representantes de cada chapa a compor a DN do SINASEFE.
Esta nova DN, que recebe um Sindicato com a responsabilidade de conduzir uma greve contra o governo Dilma em ano de eleição presidencial e Copa da Fifa no Brasil, conta com duas mulheres como coordenadoras gerais e, pelo que foi demonstrado no debate de ontem entre as quatro chapas inscritas, continuará conduzindo as lutas do SINASEFE de maneira combativa e que busque conquistas para os trabalhadores, jamais acordos rebaixados.
O SINASEFE inicia um novo período. E isso, vindo logo após o maior fórum de nossa história, com mais de 500 trabalhadores, nos dá uma certeza: nunca estivemos tão fortes, tão mobilizados e com tanta disposição para as lutas e enfrentamentos que se avizinham. Que venham os próximos desafios e que o 29º CONSINASEFE seja ainda maior!