Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
Atentado à democracia: IFRR persegue professor por divergência política
Publicado por Monalisa Resende - Qui, 13 mar. 2014 19:54

O SINASEFE denuncia mais um caso de perseguição na Rede Federal. Dessa vez o problema acontece no Instituto Federal de Roraima (IFRR). O docente Pierre Pinto Cardoso, após a publicação da sua dissertação de mestrado, está sofrendo retaliações e foi chamado a responder no Conselho de Ética do Instituto simplesmente por fazer uma crítica pedagógica à IFE.

Seu texto, ao tratar do ensino de história em nosso país, faz uma análise comparativa entre os currículos da rede estadual de Roraima e o ensino médio integrado, oferecido no Instituto. Sem maiores pretensões, Pierre fez o lançamento da publicação com sua pesquisa (apresentada na UFRRJ) nas dependências do IFRR, em 27 de fevereiro, e contando inclusive com o apoio da instituição. No entanto, quando o assunto foi pautado na imprensa local, passou a ser encarado de maneira negativa pela gestão, que iniciou uma "perseguição política" ao docente.

Após formalizada a denúncia do professor ao Conselho de Ética, feita pelo Conselho Superior do IFRR, o golpe ao direito de livre expressão saiu pela culatra e Pierre passou a contar com o apoio de centenas de estudantes, que realizaram um protesto no último dia 7 (confira fotos) em luta pela liberdade de expressão na IFE.

O SINASEFE demonstra seu repúdio à perseguição articulada contra o professor. Reafirmamos nossa defesa ao direito de liberdade de expressão por todos, entendendo que este deve ser assegurado ao profissional em suas liberdades de opinião e de cátedra, sem retaliações.


Mais sobre o assunto

  1. Ensino de História, Desenvolvimento e Trabalho - O livro do professor Pierre Pinto Cardoso que deu início à polêmica no IFRR (texto integral)
  2. Considerações do ex-Reitor do IFRR, professor Edvaldo Pereira da Silva, sobre a matéria publicada no jornal Folha de Boa Vista, edição de 27/02/2014, na Coluna "Variedades", que tratou da publicação do livro do professor Pierre Pinto
Última atualização em Sex, 14 mar. 2014 16:23