Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias da Greve
120ª PLENA debate greve para abril
Publicado por Monalisa Resende - Seg, 24 fev. 2014 14:57

A construção da greve na rede federal, com a realização de assembleias de base entre os dias 12 e 26 de março, está entre as principais deliberações da 120ª PLENA. Realizada nos dias 22 e 23 de fevereiro, no hotel San Marco, em Brasília-DF, o fórum reuniu 110 participantes, sendo 74 delegados e 36 observadores, com representantes de 46 das nossas Seções Sindicais.

As bases apresentaram informações importantes sobre a mobilização para o movimento paredista, flexibilização da jornada dos técnico-administrativos e controle de ponto docente. As Seções que não participaram da PLENA e não enviaram suas informações devem atentar para a necessidade de responder a pesquisa nacional em andamento.

Durante a avaliação da conjuntura, temas como os reflexos das jornadas de junho; inflação; copa; eleições; ataques aos trabalhadores (Funpresp, Pronatec etc); e criminalização dos movimentos sociais foram recorrentes nas falas dos participantes. O integrante da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas, Paulo Barela, destacou a importância da unidade dos servidores públicos federais para o próximo período, lembrando também as lutas em que a Central está envolvida, como as greves do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e dos Correios.

Ao final de sua intervenção, Barela lembrou o assassinato da militante do Movimento Mulheres em Luta (MML) Sandra Fernandes e do seu filho Icauã Rodrigues, vítimas da violência e do machismo no último dia 17 (segunda-feira). A Plenária demonstrou repúdio ao acontecido e homenageou a memória de Sandra e Icauã com um minuto de aplausos.


Construção da greve


As bases presentes à 120ª PLENA aprovaram o seguinte calendário, proposto pela Direção Nacional do SINASEFE, de mobilização para a greve:


12 a 26/03 - Assembleias nas bases para a construção da greve (debate das reivindicações e do indicativo de greve para abril - os posicionamentos das assembleias devem ser encaminhados ao 28º CONSINASEFE), em todos estados


19/03 - Dia Nacional de Lutas com paralisação, em todos estados


21 a 23/03 - Reunião da CSP-Conlutas, em São Paulo-SP


22/03 - Participação no Encontro do Espaço Unidade de Ação, em São Paulo-SP


27 a 30/03 - 28º CONSINASEFE, em Brasília-DF


GT e Conselho Fiscal


O segundo dia da 120ª PLENA teve como destaques a discussão sobre os cinco grupos de trabalho do acordo de greve de 2012 (terceirização; reposicionamento de aposentados; IFE militares; racionalização e dimensionamento; e democratização), quando foi exposto o andamento das negociações com o MEC durante o ano passado, tema abordado em nosso Boletim 542.

A aprovação das contas do SINASEFE, já divulgadas pela Direção Nacional, e pendentes de avaliação pelo Conselho Fiscal, foi outro tema relevante. A plenária aprovou uma advertência ao presidente, Luis Clodoaldo Alves Lopes, por não ter cumprido com suas obrigações estatutárias, e outra ao colegiado por omissão. A convocação do Conselho Fiscal, definida para o dia 10 de março, e a indicação de um novo fórum (a 121ª PLENA) para debater o parecer do conselho, depois do 28º CONSINASEFE, também foram deliberações da Plenária.


Lançamentos


Durante a atividade foram lançadas publicações, cartazes e camisetas. Os cartazes contra o ponto docente, pela flexibilização das 30 horas para os TAE e do 28º CONSINASEFE foram entregues às Seções para divulgação nas bases. Panfletos e adesivos da Campanha Salarial 2014 dos SPF, já enviados às Seções e distribuídos durante o lançamento da Campanha, no início de fevereiro, também estiveram no kit da PLENA.

Uma publicação especial, com a história dos 25 anos do SINASEFE, assim como dois modelos de camisetas, foram distribuídos, completando as comemorações do nosso jubileu de prata. As Seções que não puderam comparecer receberão as publicações por correspondência.


Deliberações


As deliberações e encaminhamentos da Plenária já foram sistematizados pela DN e podem ser conferidos aqui.