Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
Conjuntura e Campanha Salarial são os destaques do primeiro dia da 119ª PLENA do SINASEFE
Publicado por Mário Júnior - Dom, 15 dez. 2013 11:36
alt

A 119ª Plenária Nacional do SINASEFE teve início neste sábado (12), em Brasília/DF, reunindo 96 trabalhadores de 36 Seções Sindicais. Os três Coordenadores Gerais do nosso Sindicato, Silvio Rotter, Shilton Roque e William Carvalho, deram início ao último fórum deliberativo de 2013, discorrendo sobre os informes das últimas lutas da Direção Nacional.

Seguindo a pauta prevista, as Seções Sindicais deram seus informes contendo as inúmeras incoerências dos gestores em conivência com a depredação que o governo provoca à educação pública, assim como Andes-SN, CSP-Conlutas e Fasubra Sindical enviaram representantes para fazer saudações à Plenária devido aos 25 anos do SINASEFE NACIONAL.

altA 119ª PLENA prosseguiu, no período da tarde, com o debate sobre Análise de Conjuntura Política, com palestras da Presidente do Andes-SN, Marinalva Oliveira, e do membro da Secretaria Executiva da CSP-Conlutas, Saulo Arcangeli, contando posteriormente com intervenções dos/as presentes, que colocaram em perspectiva os enfrentamentos que teremos em 2014.

"Estamos numa nação voltada para o produtivismo e da aristocracia em torno de metas, como se fosse uma fabrica que você precisa trabalhar tanto para galgar a posição desejada", especificou Marinalva em sua intervenção. A professora enfatizou, nesse sentido, que há um desmonte geral da educação a ser combatido pelo engajamento da unidade dos segmentos classistas a partir do trabalho de base. "No PNE (Plano Nacional de Educação) está confirmado que a educação virou um insumo do capital. 2014 será o ano da educação: vamos mostrar que temos sim um projeto de educação!", disse a Presidente do Andes-SN.

Já Saulo defendeu o alinhamento de cada trabalhador com o calendário de nossos fóruns deliberativos – como o dos Servidores Públicos Federais (SPFs) – e aos Projetos de Lei, ainda mais diante de um cenário de privatizações e a tipificação do terrorismo aos movimentos sociais e classistas: "estamos nos preparando contra a Lei da Copa, Direito de Greve, Lei da Segurança Nacional e a Fifa, que quer tomar conta o país para impedir as mobilizações, com regras de exceção e criminalização", ressaltou o representante CSP-Conlutas.

alt

A nossa Central, única que é reconhecida por sua política socialista e empenhada pelos reais interesses dos/as trabalhadores/as, fez intervenção no sentido de viabilizar uma greve ampliada, em todos os espaços populares, estudantis, indígenas, quilombolas etc. O fortalecimento dessas pautas e a Campanha Salarial 2014 foram veementemente ressaltados, logo em seguida, o que já fomentou o próximo debate da nossa Plenária Nacional.

altA elaboração das propostas da base do SINASEFE para a Campanha Salarial do próximo ano, penúltimo ponto tratado no dia, incluiu o calendário do semestre, pautas de reivindicações e atividades de mobilização. Além do amplo debate sobre uma greve geral para 2014, as defesas dos trabalhadores no momento acaloraram a necessidade de que técnicos/as e docentes façam parte o quanto antes de uma Carreira Única da Educação, defendida por nosso Sindicato.

O primeiro dia de nosso fórum deliberativo foi encerrado com as apresentações da Comissão Nacional de Supervisão (CNS) e da Comissão Nacional Docente (CND), relacionando os encaminhamentos do GT Carreira, realizado nos últimos dias 12 e 13. Após o encerramento do debate, por volta das 20 horas, todos voltaram a se encontrar na cobertura do Hotel San Marco, onde houve jantar e festa de confraternização dos 25 anos do SINASEFE.

Os 58 delegados e 40 observadores continuarão a avaliar as questões advindas do GT na manhã de hoje (15), assim como o temário e a programação do 28º CONSINASEFE, além do Projeto do Centro de Treinamento e Formação do SINASEFE e o tratamento dos encaminhamentos dos Encontros do SINASEFE.

Última atualização em Seg, 16 dez. 2013 16:32