Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
Debates sobre invasões de base e 28º CONSINASEFE são os destaques do segundo dia da 118ª PLENA
Publicado por Mário Júnior - Seg, 28 out. 2013 18:03

O segundo dia da 118ª Plenária Nacional (PLENA) do SINASEFE, realizada entre 26 e 27 de outubro, no Hotel San Marco (Brasília/DF), deu continuidade aos trabalhos iniciados no sábado (leia aqui o resumo do primeiro dia), conforme previsto na pauta indicada na convocatória do evento.

alt

Como primeiro ponto a ser debatido, a prestação de contas do período de outubro de 2012 a março de 2013 do nosso Sindicato Nacional, analisada pelo Conselho Fiscal, não teve questionamentos e, após a indicação de sua aprovação pelo Presidente do Conselho, Luis Clodoaldo Alves Lopes, os delegados optaram pelo mesmo entendimento e as contas foram aprovadas.

Em seguida, no restante da manhã, a Plenária debateu as invasões de base que o SINASEFE está sofrendo por parte do Andes-SN, da Fasubra Sindical e do Proifes Federação, aprovando posicionamentos importantes sobre como se estruturará a luta do nosso Sindicato na defesa de um direito de representação legítimo e legal que possuímos, pautando-se sempre no diálogo democrático e fraterno entre as instituições classistas.

Pela tarde, após pausa para refeição, o debate acerca das invasões de base continuou, desta vez sobre os problemas relacionados às nossas seções sindicais.

Seguindo para o final do evento, devido ao adiantar da hora, foram aprovadas (na pauta referente à nossa agenda) as datas e a temática do 28º Congresso do SINASEFE (CONSINASEFE), que acontecerá no final de março de 2014 e elegerá a nova Diretoria Nacional do nosso Sindicato; e também (na pauta de pendências financeiras) a compra de um terreno para a construção de um novo imóvel, que será projetado para abrigar o alojamento e os futuros eventos (PLENAs, Congressos etc) da entidade. Por último, três moções foram lidas e aprovadas pelos delegados.

Em breve divulgaremos o relatório com os encaminhamentos da 118ª PLENA, o qual abordará de modo pormenorizado o conteúdo de nossas deliberações e moções aprovadas. As pautas presentes na convocatória e não debatidas no evento por falta de tempo, serão encaminhadas à próxima PLENA, a qual acontecerá ainda este ano.

O evento foi transmitido ao vivo, em nosso canal do YouTube, e teve cobertura constante em nosso website e redes sociais (fanpage do Facebook e perfil do Twitter). Esta PLENA entra para nossa história com os seguintes números: 34 seções sindicais presentes, com 47 delegados e 27 observadores, reunindo um total de 91 trabalhadores presentes – contabilizando membros da Direção Nacional (DN) e convidados.