Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
Dia do Servidor Público: Temos motivos para comemorar?!
Publicado por Mário Júnior - Seg, 28 out. 2013 15:16

alt

As confraternizações realizadas em todo Brasil para "não deixar passar em branco" este dia 28 de outubro, Dia do Servidor Público, nos deixam um questionamento: afinal, o que estamos comemorando?!

Nosso único motivo de festejo é, sem dúvida, a celebração fraterna com os companheiros que fizemos no ambiente profissional e das lutas, pois do ponto de vista dos nossos direitos trabalhistas e remunerações, só podemos enxergar motivos para desagrados.

Os Grupos de Trabalho com o Ministério da Educação (alguns encerrados e outros em andamento), fruto do nosso último Acordo de Greve (2012), foram cada vez mais burocratizados pelo governo federal e apresentam fortes indícios de que frustrarão as expectativas geradas pelos principais pontos de nossa pauta de reivindicações. E ainda, no caminho inverso, as conquistas históricas que tivemos, fruto de mobilizações e lutas da classe trabalhadora, são hoje alvos de ataques, como nos casos de nossos direitos de previdência e planos de carreira.

Protestar contra tudo isso, algo que se faz necessário, tem se tornado "proibido", a partir da criminalização proposta pelos governos aos movimentos da classe trabalhadora: nossos gestores estatais, que em discursos se dizem democráticos, estão sabotando sorrateiramente nossa democracia! Em contraste com nossa realidade marcada pela precarização, por salários defasados, quadro funcional insuficiente e atacado pela ampliação das terceirizações, além das atribuições que se multiplicam, intensificando o trabalho, fomos adjetivados de "marajás", "vagabundos" e "privilegiados" por três de nossos quatro últimos presidentes.

O SINASEFE, enquanto representante de servidores públicos da Rede Federal de EBTT, deixa as felicitações pela data comemorativa à categoria, reafirmando a necessidade de mobilização constante pela manutenção (e ampliação!) de nossos direitos. 28 de outubro é, também, um dia de lutar pelas nossas bandeiras e anseios ainda não atendidos com vistas à construção da unidade na luta dos trabalhadores públicos federais!

SOMENTE A LUTA LIBERTA!

Última atualização em Seg, 28 out. 2013 15:38