Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
Primeiro dia da 118ª PLENA do SINASEFE tem como destaques debates sobre Conjuntura e RSC
Publicado por Mário Júnior - Dom, 27 out. 2013 09:29

Começou ontem (26) no Hotel San Marco, em Brasília/DF, a 118ª Plenária Nacional (PLENA) do SINASEFE. Contando com a presença de 34 seções sindicais, 47 delegados e 27 observadores, o evento reuniu um total de 91 trabalhadores presentes em seu dia de abertura – contabilizando membros da Direção Nacional (DN) e convidados. Com transmissão ao vivo, por intermédio do nosso canal de vídeos no YouTube, os debates foram assistidos online por 217 servidores/interessados.

alt

Após a mesa de abertura, formada pelos coordenadores gerais William Carvalho e Silvio Rotter, a PLENA teve inicio com os informes da DN e das seções sindicais. Um grupo de representantes do Instituto Benjamin Constant (Rio de Janeiro/RJ) compareceu ao espaço na condição de observadores, afirmando a intenção de compor a base do SINASEFE e recebendo as boas-vindas antecipadas da Plenária: uma prova que, apesar das invasões de base que temos sofrido, o SINASEFE continua sendo reconhecido como o legítimo representante dos servidores da Rede Federal do EBTT.

altDurante os informes, a DN lançou oficialmente o panfleto do SINASEFE contra a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe), que saiu com tiragem de 20 mil exemplares e ilustrações do chargista Carlos Latuff. E, em paralelo, a coordenação de comunicação organizou pesquisa com as seções sindicais presentes acerca da organização comunicacional das nossas bases para subsídio de um possível/futuro evento nacional de comunicação do Sindicato Nacional.

Pela tarde, o credenciamento informou os números oficiais do evento e, logo em seguida, o representante da CSP-Conlutas, Paulo Barela, fez uma análise da conjuntura nacional, focando nas lutas e enfrentamentos da classe trabalhadora a partir dos protestos de junho e do aumento da repressão por parte do estado, que na última segunda-feira (21) precisou convocar o exército para garantir o Leilão de Libra. "Dilma ir à televisão após o Leilão de Libra é uma atitude defensiva, ela precisou justificar o que fez", afirmou o sindicalista em sua intervenção, a qual foi amplamente debatida pela base do SINASEFE presente à PLENA.

alt

A Campanha Salarial 2014 e a análise dos Grupos de Trabalho oriundos do acordo da greve de 2012 foram as pautas seguintes, encerrando-se às 18 horas com uma pausa para coffee break. Por fim, após o retorno dos trabalhos, os informes do Conselho Permanente para Reconhecimento de Saberes e Competências (CPRSC) e da Comissão Nacional Docente (CND) compuseram a pauta do primeiro dia da 118ª PLENA.

alt

Acompanhe, ao vivo, informações do segundo dia em nossas redes sociais e assista a transmissão ao vivo em nosso canal de vídeos.

Última atualização em Qua, 12 nov. 2014 11:44