Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
Segundo dia do XII Encontro de Assuntos de Aposentadoria e Seguridade Social do SINASEFE tem mesa e debates com trabalhadores
Publicado por Mário Júnior - Sáb, 21 set. 2013 00:57

O XII Encontro de Assuntos de Aposentadoria e Seguridade Social do SINASEFE, organizado por nosso Sindicato Nacional e pelo Sindscope/RJ, teve continuidade nesta sexta-feira (20), possuindo em seu segundo dia três atividades: uma mesa e dois debates.

alt

Na mesa de ontem, a segunda do encontro, a professora Sara Granemann (UFRJ) fez uma exposição bastante elaborada e técnica sobre dois temas interligados: Regime de Previdência Pública e Privada, e a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp).

Durante sua palestra, Sara enfatizou que "o servidor público que aderir à Funpresp perderá seu direito à aposentadoria integral", sendo importante que todos os sindicatos combativos façam campanhas para elucidar suas bases acerca do perigo que elas estão correndo.

No debate, os participantes se manifestaram em concordância às colocações de Granemann; expuseram que a Funpresp significa a consolidação da exploração da grande massa de trabalhadores do país e, como ninguém é obrigado a aceitar sua adesão, que a mesma deve ser combatida. Uma nota de repúdio ao Proifes também foi apresentada no espaço. Veja aqui o material utilizado pela palestrante como apoio de sua exposição.

alt

No período vespertino aconteceram dois debates, ambos coordenados por diretores do SINASEFE e do Sindscope/RJ. O primeiro, sobre campanhas pela anulação da Reforma da Previdência do Mensalão e contra a Funpresp, sistematizou propostas para a luta dos trabalhadores da educação diante destas ameaças: uma já antiga, mas com possibilidade de reversão; e uma nova, aprofundando os danos causados pela primeira. O segundo debate, sobre pastas e grupos de trabalho locais, expôs ações realizadas pelas seções sindicais e pelo nosso sindicato.

Shilton Roque e William Carvalho, coordenadores do SINASEFE, foram os mediadores do primeiro debate. Carlos David Lobão (SINASEFE) e Luiz Sérgio Ribeiro (Sindscope/RJ), fizeram a mediação do segundo. Propostas de cartilhas, boletins especiais e campanhas de mídia em parceria com outras entidades foram aprovadas consensualmente e, em breve, este material será disponibilizado pelo nosso sindicato.

alt

Logo mais, às 9 horas, novos debates darão início ao terceiro e último dia do encontro. Já podemos, com o que acumulamos até aqui, fazer um balanço bastante positivo do mesmo. Mas fechamos esta redação com a certeza de que a base do SINASEFE nos dará subsídios ainda mais importantes para construção das lutas necessárias à reversão dos efeitos da reforma previdenciária de 2003 e ao extermínio da Funpresp.