Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
Começou o XII Encontro de Assuntos de Aposentadoria e Seguridade Social do SINASEFE
Publicado por Mário Júnior - Sex, 20 set. 2013 00:56

Começou nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, o XII Encontro de Assuntos de Aposentadoria e Seguridade Social do SINASEFE, organizado em parceria com o Sindscope/RJ. Com o tema "A Reforma da Previdência do Mensalão e a Funpresp", o evento se propõe a focar seus debates na reforma previdenciária de 2003 e sua ilegalidade, tendo em vista que ela aconteceu patrocinada por um crime de compra de votos: o Mensalão; e na Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal, que vem como complemento deste sistema de ataque à previdência pública e aos trabalhadores.

alt

A abertura do evento aconteceu com a presença de diretores do SINASEFE e do Sindscope/RJ à mesa, ressaltando a importância dos assuntos de aposentadoria e seguridade social ao movimento de trabalhadores para, em seguida, convocar os palestrantes da primeira atividade do encontro: João Batista Oliveira de Araújo, o Babá, ex-deputado federal; e o representante da CSP-Conlutas, Cyro Garcia. O tema da palestra foi quase homônimo ao do seminário: Reforma da Previdência do Mensalão.

Ambos apresentaram críticas contundentes à reforma do governo Lula, que aprofundou as negatividades neoliberais ao sistema de previdência dos trabalhadores e pode ser perfeitamente revertida por ter sido fruto de um crime de compra de votos já julgado (e condenado!) pela mais alta corte judicial do Brasil.

Segundo Babá, os burgueses "não pararam com os ataques à classe trabalhadora e a Funpresp será mais um passo dessa reforma". No entanto, ainda que ilegal, assim como todos os nossos direitos, a anulação dessa reforma não virá em forma de concessão pacífica da classe dominante, mas somente como conquista. E para que essa conquista seja alcançada, Babá indicou o único caminho possível: "Só nos resta lutar, companheiros!".

Após pouco mais de uma hora de exposição para um auditório lotado, os participantes iniciaram um rico debate, no qual – seguindo o raciocínio da mesa – empreenderam críticas ao governo federal e às suas contrarreformas que vieram a minimizar direitos históricos que, num passado não tão distante, o Partido dos Trabalhadores dizia defender, configurando como uma traição deste à sua origem histórica a adoção de um projeto político neoliberal que já aplica há 10 anos.

alt

Os coordenadores gerais Shilton Roque e William Carvalho representaram o SINASEFE, durante o debate, esclarecendo que um ataque linear e progressivo continua acontecendo contra os trabalhadores e questionando quais formas de reversão da reforma previdenciária devem ser exploradas pela classe trabalhadora.

Após as intervenções da plateia, os palestrantes responderam aos questionamentos propostos e fizeram suas considerações finais, encerrando o primeiro dia do encontro. Nesta sexta-feira (20), a partir das 9 horas, a professora Sara Granemann apresentará exposição sobre Regime de Previdência Pública e Privada e a Funpresp; e às 14 horas haverá debate sobre Campanhas pela anulação da Reforma da Previdência do Mensalão e contra a Funpresp, coordenado pelo nosso próprio sindicato.

O evento está sendo transmitido ao vivo em nosso canal do YouTube. Clique aqui para assistir a abertura e a mesa inicial do encontro.

Última atualização em Sex, 20 set. 2013 10:43