Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
Representantes de base votam temas conjunturais na 117ª PLENA

A 117ª Plenária teve na sua abertura, neste sábado (17), uma palestra sobre a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal – Funpresp, com Sara Granemann, da Escola de Serviço Social UFRJ, professora e militante sindical. Estiveram presentes mais de 90 participantes que discutiram a Funpresp, uma grande propaganda do Governo que prejudica a aposentadoria dos servidores públicos.

Assista a 117ª Plenária do Sinasefe ao vivo pelo canal no Youtube 

A Funpresp permite que o governo atue no mercado especulativo, por meio de compra de ações e títulos públicos. Granemann elucidou que a garantia de sua existência é a contribuição dos novos servidores, que, como qualquer investimento pode falir a qualquer momento.

Assim fica o alerta aos trabalhadores, tanto aos servidores da ativa e/ou aqueles que já possuem o direito de aposentadoria integral e forem induzidos por essa propaganda de governo estarão comprometendo seu futuro numa previdência incerta, ou seja, esses fundos que movimentam quase um trilhão ao ano não são revertidos aos trabalhadores, muito menos para melhorias na educação e saúde pública.

A pesquisadora em previdência destacou contundentemente que nenhum servidor público é obrigado a se vincular a Funpresp. Essa é a uma nítida forma de exploração do trabalho, um ataque que aguardava desde 2004 a vinda desse Fundo de Pensão.

Sábado de debates importantes para a categoria

Os informes da Direção Nacional foram transmitidos à plenária pelos coordenadores gerais Silvio Rotter, Shilton Roque e William Carvalho.

alt

Silvio Rotter destacou a necessidade do momento conjuntural ser aproveitado para viabilizar as mobilizações nacionais a partir da base nesta Plenária.

Shilton Roque destacou a organização do dia 30 de agosto, entre outros temas que faziam parte da pauta da Plena, que deve ser feita a partir do enfrentamento de esquerda contra o capitalismo que assola os trabalhadores.

William Carvalho ressaltou a oportunidade da Plena em debater com alto nível de aproveitamento a posição da base em relação aos temas relevantes da categoria. Citou como exemplo, a criação de uma estratégia para pressionar o governo a atender as reivindicações dos Grupos de Trabalho dos Técnicos Administrativos.

Delegados votam importantes temáticas para as categorias

No momento das intervenções acerca do Dia 30 de agosto, a organização da grande mobilização foi trabalhada em Plenária visto que o Sinasefe é membro do Fórum dos Servidores Públicos Federais e filiado a CSP-Conlutas.

Houve consenso para que as bases enfrentem politicamente e massivamente as insultas do governo, de maneira ampliada e devidamente preparada. Os participantes analisaram qual tipo de entendimento seria feito pela categoria a respeito desse movimento unificado das centrais sindicais.

Em continuidade as pautas da 117ª Plena, nenhum membro da Plenária se propôs a compor a Comissão Nacional de Supervisão - CNS do PCCTAE, visto que o mandato de três anos de um dos componentes havia findado. Então pela ausência de novos candidatos a Comissão permaneceu com os mesmos membros.

 

Proposta sobre RSC em votação da plenária

Os representantes de base receberam as últimas notícias sobre a carreira docente EBTT e os trabalhos/estudos realizados pela Comissão Nacional Docente – CND, bem como foi feita apresentação do Conselho Permanente para o Reconhecimento de Saberes e Competências – CPRSC instituído por Portaria nº 491. Foi analisado pontualmente pelos delegados, as proposições sobre as diretrizes do Reconhecimento de Saberes e Competências - RSC (veja aqui a apresentação sem a alteração da plenária) e comissão de avaliação para recebimento do beneficio.

Os debates continuam neste domingo que teve iniciou seus trabalhos com a apresentação do relatório do conselho fiscal da gestão da Direção Nacional atual.

Última atualização em Seg, 19 ago. 2013 12:12