Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
Fórum das entidades decide fortalecer as mobilizações e discute agenda de paralisações

   Diante do quadro de mobilizações e manifestações populares que alterou profundamente a conjuntura política do nosso país, o Fórum das Entidades dos Servidores Públicos Federais (Fórum dos SPF) decidiu integrar-se às mobilizações resgatando as bandeiras do grupo visando a obtenção de resultados concretos para as reivindicações dos trabalhadores. O encaminhamento foi tomado na nesta terça-feira (26), em reunião que aderiu a participação no Dia Nacional de Luta pelas Reivindicações dos Trabalhadores (27 de junho, amanhã) convocada pelo Espaço de Unidade e Ação, bem como acordou integrar o Dia de Paralisação Nacional (11 de julho), consoante a proposta de data feita por oito centrais sindicais.

alt

  As 15 entidades e três Centrais sindicais presentes no Fórum dos SPF avaliaram o contexto político em que o Brasil se encontra que iniciou insuflado por setores do movimento estudantil e acabou contagiando todos os brasileiros a trazerem suas reinvindicações às ruas. Os representantes sindicais consideraram estratégica a explosão popular para cobrar respostas do governo quanto às demandas dos servidores as quais estão evidentemente em segundo plano na agenda do governo. O combate às terceirizações e as privatizações (como a Funpresp, Ebserh e PL 092/06), campanha pela Nulidade da Reforma da Previdência e demais bandeiras unificadas desse Fórum.

  Os trabalhos dos movimentos sindicais já ocorrem a longos anos numa luta contínua e nos últimos tempos tem produzido resultados sendo qualificadas com a união de movimentos estudantis, de juventude, sociais, classistas e rurais, a exemplo da Marcha à Brasília (veja a matéria) realizada em abril deste ano. Com o momento em que o país se encontra não se pode perder essa força e para isso a intensificação nos estados é essencial.

   Na tarde de ontem a CSP-Conlutas participou da reunião que reuniu as principais centrais sindicais CUT, UGT, Força Sindical, CGTB, CTB, CSB e NCST, como também estiveram presentes o MST e o Dieese que definiu uma mobilização unificada para o Dia Nacional de Lutas com Greves e Mobilizações, em 11 de julho de 2013. O Fórum dos SPF ponderou sobre os eixos genéricos levantados pelas sete centrais suprindo as divergências encontradas com as bandeiras de lutas que o grupo já havia formulado e foi acrescido para a atividade. Os servidores presentes fizeram a indicação de nomenclatura a ser aprovada por cada base como "Dia de Paralisação Nacional", pela intenção de envolver todo o país com a greve e/ou paralisação de todos os setores.

 O coordenador geral do Sinasefe Nacional, Shilton Roque elucidou sobre a responsabilidade que o grupo dos SPF tem em trazer clareza e metodologia nas pautas para garantir processos negociais efetivos com o governo. "Tivemos resultados positivos das bases com relação aos movimentos já ocorridos então precisamos necessariamente fortalecer a unidade para alcançarmos nossos objetivos. Com nossas bandeiras de lutas devemos discutir e estabelecer métodos concretos de ação, nesse momento conjuntural, tais como para amanhã (27 de junho) que é uma preparação para o dia 11 de julho".

O grupo de entidades nacionais saiu com a tarefa de transmitir os dois atos para as suas bases para que os servidores se envolvam massivamente nas manifestações cobrando a melhoria e valorização do serviço público.

   A pressão popular já atingiu o Congresso Nacional com a derrubada da PEC 37, em algumas cidades já foi decretada a revogação do aumento das tarifas de transporte, mas este é somente parte do resultado da força e da organização dos brasileiros. Se o governo não ceder às reivindicações as mobilizações nas ruas continuarão a apresentar a insatisfação de todo o povo com a atual política implantada pelo governo brasileiro.

alt

Clique para ampliar foto

Última atualização em Sex, 28 jun. 2013 15:33