Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
SINASEFE NO COMBATE À DESAPROPRIAÇÃO DA TRIBO INDÍGENA PITAGUARY

alt

O Sinasefe apoia a luta contra a retirada da tribo indígena Pitaguary de uma pedreira desativada, localizada entre os municípios cearenses de Maracanaú e Pacatuba. Por decisão judicial, a tribo está sendo ameaçada em detrimento da reativação de mais uma pedreira na região que, além de desapropriá-la, usurpará a memória e o patrimônio cultural daquele povo.

Os Pitaguary que ocupavam, desde novembro de 2011, o terreno da referida pedreira, esperavam, por parte dos órgãos competentes, um parecer final que proibisse a reinstalação da pedreira no interior de terra indígena; porém, recentemente, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região de Recife concedeu liminar que autoriza a Empresa Britaboa a explorar a área e determina a retirada imediata dos Pitaguary.

Diante de tais problemas, o Sinasefe convida a todos que se solidarizaram com essa luta a divulgar este chamado e a comparecer ao Ato Público na Rodovia CE 060, KM 15 (Pacatuba), na próxima sexta-feira (22), data marcada para a reintegração de posse.

Telefones de contato: Rosa Pitaguary: (85) 8633.3411 / Ceiça Pitaguary:(85) 8805.8256.

Saiba mais aqui!

Última atualização em Qui, 21 mar. 2013 17:36