Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
Sinasefe convoca Seções para Grupo de Trabalho Nacional de Políticas Educacionais

alt

    Como é do conhecimento de todos(as) o ano de 2012 foi marcado por uma das maiores greves do serviço público federal e o SINASEFE foi um dos principais protagonista deste movimento. Além das vitórias obtidas pela greve de 2012, relativa à pauta de reivindicações nacional, muitas Seções Sindicais conseguiram construir ao longo do movimento uma Pauta Interna de reivindicações dirigida à reitoria e aos diretores gerais dos campi do seus respectivos Institutos Federais.

    Um dos aspectos que sobressaíram no processo de construção das pautas internas das Seções Sindicais foi o questionamento sobre os diversos programas educacionais para a educação básica, profissional e tecnológica que vem sendo implementado pelo MEC/Institutos Federais, a exemplo do PRONATEC, Mulheres Mil, Educação a Distância, etc. Além do questionamento a esses programas, no ano de 2012 conseguimos revelar a sociedade brasileira outra face do processo de expansão e organização da rede federal dos IFs, Colégio Pedro II e Colégios Militares. A precarização da força de trabalho, a falta de transparência na gestão escolar, quando não, atos explícitos de autoritarismos contra os trabalhadores da educação da nossa rede são fatos que se tornaram público durante a greve em 2012.

    Chegou o momento de buscarmos uma sistematização das reflexões educacionais desenvolvidas pelos sindicalizados sobre nossa realidade educacional, particularmente no último ano. Para tanto estamos retomando nesse inicio de 2013 a primeira reunião do GT-PE nacional, cuja principal tarefa será produzir um documento-base que convoque o SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO do SINASEFE e prepare o debate nas Seções Sindicais, de tal forma que tenhamos ao final desse processo um conjunto de propostas que serão encaminhadas a PLENA e ao CONSINASEFE e que orientem a intervenção do SINASEFE nos fóruns educacionais organizados pelo movimento sindical assim como nos processos de negociações com o governo federal/MEC e as reitorias dos IFs, Colégio Pedro II e Colégios Militares.

     Dessa forma, o SINASEFE convoca os companheiros (as) dirigentes e responsáveis pelos Grupos de Trabalho de Políticas Educacionais (GT-PE) das Seções Sindicais do SINASEFE para participar do grupo de trabalho nacional de políticas educacionais do SINASEFE, a ser realizado nos dias 4 e 5 de abril de 2013, em Brasília, com local a definir. A pauta do GT encontra-se anexa a esta convocatória.

A presença deverá ser confirmada até o dia 22 de março para a Direção Nacional.

 

Atenciosamente,

 

Shilton Roque dos Santos

Coordenador Geral

Última atualização em Sex, 01 mar. 2013 17:17