Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
Espaço Unidade de Ação se reúne pela primeira vez em 2013

O Sinasefe representou os trabalhadores da Educação Básica Técnica e Tecnológica na reunião do Espaço Unidade de Ação, que se prepara para a marcha de 2013. Participaram representantes de entidades dos mais variados segmentos, como CSP-Conlutas, CNTA, CPERS-Sindicato, Fasubra, Condsef/CUT, Andes-SN, MTST, Sindifisco, Fenajufe, Cobap, e Movimento Estudantil da Anel que encaminharam proposta de mudança de data da marcha para 24 de abril.

A proposta de modificação de data da marcha do dia 17 para o dia 24 de abril se deu pela greve agendada pelo CNTE entre os dias 23 a 25 do mesmo mês, visando o aproveitamento da mobilização que haverá na Esplanada dos Ministérios. Com a nova data adaptada à greve, será facilitado o transporte dos trabalhadores de todos os estados até Brasília, por exemplo. O Espaço Unidade de Ação, apesar de se solidarizar com as causas da greve, manterá as bandeiras já apresentadas na plataforma de lutas visto que já se apresenta extensa. A nova data ainda será aprovada pelas entidades

Em concordância, as entidades criticaram em suas apresentações a Ebserh, a Funpresp, pela permanência da saúde e previdência públicas, além das bandeiras já definidas como a anulação da Reforma Previdenciária de 2003/ Fim do Fator Previdenciário; o combate ao Acordo Coletivo Especial e à criminalização das lutas e movimentos sociais, entre outros embates específicos que cada categoria narrou.

Foram apresentados na ocasião os cartazes de convocação e a cartilha de publicidade da marcha que serão consolidados ainda este mês pelas entidades, complementados por sugestões unificadoras de lutas trabalhistas. Haverá o compromisso com o rateio solidário para impressão dos materiais e demais gastos entre os membros.

O Sinasefe se comprometeu a dar continuidade ao movimento social que se formou a partir da união da greve de 2012 e sugeriu que o agrupamento se mantenha utilizando todas as mídias de comunicação, inclusive as redes sociais. A próxima reunião ficou a ser confirmada pelos membros do grupo para o dia 19 de fevereiro.

 

Fórum das Entidades

Após a reunião, o Fórum das Entidades - que reúne 28 entidades do Serviço Público Federal - se reuniu para acordar a data do Fórum Temático Social. Este Fórum definirá parâmetros de organização para o Seminário das Três Esferas de Poder Federal, com data prevista para 20 e 21 de fevereiro. O grupo de entidades se mobilizou para protocolar os Eixos da Campanha Unificada dos SPF 2013 no MPOG, Casa Civil da Presidência da República e nas casas do Congresso Nacional. Entre as reivindicações entregues estava a definição de data-base para 1° de maio.

Última atualização em Qua, 23 jan. 2013 15:33