Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Greve do Sinasefe Notícias
114ª PLENA do Sinasefe decide saída negociada da greve
Publicado por Ascom Sinasefe - Qui, 30 ago. 2012 11:07

Ontem, 29 de agosto de 2012, após uma longa análise de conjuntura, a Plenária Nacional do SINASEFE decidiu construir a saída negociada da greve, aprovando a assinatura do Termo de Acordo dos Técnicos Administrativos em Educação, com inclusão dos três itens que já tinham sido acordos nas negociações com o governo Dilma mas que não tinham sido incluídos no acordo assinado pela FASUBRA e Governo Federal: GT para inclusão dos Técnicos Administrativos da IFEs Militares no PCCTAE; Acesso a todos os TAEs ao cargo de Pro Reitor, com modificação da legislação dos Institutos Federais; Inclusão no GT Democratização das IFEs da candidatura dos TAE aos Cargos de Reitor e Diretor Geral, bem como da inclusão da representação do SINASEFE nos Conselhos Superiores dos Institutos Federais.

Tão logo tenhamos a assinatura do Termo de Acordo sobre os TAEs, o Comando Nacional de Greve estará orientando a realização da Rodada de Assembleias para discussão do retorno às atividades. A data indicativa de retorno ao trabalho aprovada nesta última PLENA foi o dia 10 de setembro de 2012.

Em relação ao Termo de Acordo Docente, como não foi possível ao governo atender aos itens que a categoria considerava impeditivos para a assinatura do referido de Acordo Docente, a imposição e falta de disposição em reabrir as negociações com SINASEFE, além do ANDES, bem como o fato do governo ter indicado na sua resposta a adesão pura e simplesmente ao Termo de Acordo assinado pelo PROIFES, a Plenária decidiu, assim como as anteriores, por rejeitar o Termo de Acordo em questão.

Também estaremos encaminhando a discussão da reposição de aulas na mesa de negociação para o encerramento da greve, buscando garantir a negociação desses calendários em cada Instituto Federal.

Pedimos a todas as bases que se mantenham alertas aguardando as orientações do Comando Nacional de Greve quanto à saída organizada e conjunta da greve. Estamos apenas aguardando um retorno do governo para encaminhar estas orientações.

Amanhã (31 de agosto), após o fechamento das negociações com o governo federal, estaremos remetendo um boletim com uma primeira avaliação da greve e trazendo as notícias dessa fase que consideramos como de finalização do nosso movimento paredista.


A LUTA CONTINUA E A UNIDADE COM ANDES E FASUBRA TAMBÉM

Dando sequência às deliberações da PLENA anterior, ontem (29) também foi decidido que o SINASEFE irá propor ao ANDES e FASUBRA um manifesto à sociedade sobre a greve, bem como a elaboração de um documento que aponte para o governo federal os nossos interesses pela retomada da reestruturação da Carreira do Magistério Federal e do PCCTAE.

A PLENA também aprovou propor ao ANDES, convidando também à FASUBRA, a realização de uma Plenária Unificada das Entidades para a discussão dos rumos do movimento da Educação Federal para além dessa greve. A PLENA indica a possibilidade de 

realização desse Plenária Unificada para os dias 8 e 9 de setembro, cabendo às entidades a definição de quando a mesma ocorreria.

Ficou claro para todos os presentes que a categoria não está disposta a abrir mão dessa construção e que independentemente do fim da greve a luta pelas nossas bandeiras irá continuar.


Comando Nacional de Greve do SINASEFE