Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
Servidores do IFBA e do IF Baiano intensificam luta contra o reordenamento
Publicado por Mário Júnior - Sex, 11 jan. 2019 15:31

Aconteceu hoje (11/01) uma Reunião Ampliada que debateu o PL 11279/2019 – que trata do famigerado redimensionamento da Rede Federal de Ensino e também apresenta outras matérias desastrosas que ferem a autonomia administrativa e universitária.

A reunião, realizada na Reitoria do IF Baiano, em Salvador-BA, contou com as presenças de trabalhadores, das seções sindicais do SINASEFE organizadas no Estado da Bahia e da Frente Ampla em Defesa dos Institutos Federais da Bahia.


Assessoria jurídica

Os advogados do Sinasefe IFBA (Rodrigo Juazeiro) e do Sinasefe IF Baiano (Felipe) expuseram todas as questões jurídicas que podem ser usadas pelos servidores, principalmente os que devem – caso o PL seja aprovado – ser constrangidos a mudar de cidade após os fechamentos de unidades administrativas e escolares.

Carta dos servidores

Uma Carta Aberta dos servidores contra a transferência da reitoria de Salvador-BA para o interior da Bahia também foi apresentada e assinada por 138 trabalhadores do IF Baiano. O documento expressa várias angústias dos servidores, que podem ser obrigados a trocar de cidade contra suas vontades para manterem seus empregos: "considerando que, atualmente, dentre as maiores causas de afastamento dos servidores do IF Baiano estão as doenças ligadas à saúde mental, a distância dos servidores das suas famílias promoveria, também, vulnerabilidade psíquica a todos os envolvidos da entidade familiar e, consequentemente, aumento de afastamentos por motivo de saúde na instituição."

Além disso, o documento também fala do desperdício de dinheiro público que a transferência da sede da Reitoria do IF Baiano pode custar: "o deslocamento da sede da Reitoria da capital baiana desconsidera o investimento realizado nesta sede nos últimos 10 anos, incluindo a aquisição da propriedade e as reformas que foram feitas ao longo do tempo, totalizando um investimento em tomo de seis milhões de reais."

Baixe aqui a Carta Aberta em formato PDF (documento com três páginas).


PL em tramitação: vote contra

De autoria do governo Bolsonaro, o Projeto de Lei 11279/2019 altera para pior, em vários sentidos, a lei 11892/2008 (que criou os Institutos Federais). Este PL ataca a Rede Federal de Educação seguindo os preceitos da EC 95/2016, que congelou os investimentos nos serviços públicos por 20 anos.

Se aprovado, ainda alterará o processo eleitoral dos IFs e, dentre outras coisas, movimentará servidores entre cidades distantes umas das outras, configurando um forte ataque aos servidores e suas famílias (conforme a Carta que divulgamos acima).

A ilusão da "criação" de novos IFs em estados como São Paulo e Bahia se desmancha quando percebemos que não haverá investimento para isto, mas sim a realocação dos já diminutos recursos dos IFs, que serão deturpados como cabides de emprego do governo Bolsonaro. E tudo isso ainda gerará demissões e precarizações enormes na estrutura da nossa Rede Federal, inclusive com fechamentos de campi.

Defenda nossos direitos, empregos e a educação pública de qualidade: vote contra este PL no site da Câmara Federal, onde ele já está tramitando. Clique aqui ou na imagem abaixo para ir ao link e registrar o seu voto.

SINASEFE NACIONAL presente

O SINASEFE foi representado nesta Reunião Ampliada pelo coordenador geral Carlos Magno Sampaio.


Fotos

Confira aqui nosso álbum de fotos com oito imagens deste debate realizado na Reitoria do IF Baiano.


Conteúdo relacionado

Última atualização em Seg, 14 jan. 2019 13:30