Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
26/09: Dia Nacional dos Surdos
Publicado por Ascom Sinasefe - Qua, 26 set. 2018 17:58

Comemorado em 26 de setembro, o Dia Nacional dos Surdos é de grande importância para reafirmar todas as lutas da comunidade surda. Pessoas que lutam diariamente, dentre outras pautas, pelo respeito visibilização e a legitimação da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Hoje a comunidade surda continua lutando por mais reconhecimento da Libras, por mais acessibilidade na sociedade, por escolas bilíngues, e por mais respeito e valorização social em relação a sua língua. A Libras foi reconhecida enquanto língua não só da comunidade surda, mas da sociedade brasileira. Infelizmente, em muitos momentos não é devidamente respeitada e, por total desconhecimento e preconceito, não é legitimada.

Também é relevante lembrar que pautas como respeito à diversidade e condições igualitárias em nosso país fazem parte da pauta de luta da comunidade surda.

O Dia Nacional dos Surdos é comemorado anualmente em 26 de setembro. O principal objetivo desta data é desenvolver a reflexão sobre os direitos e inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade. Esta data foi oficializada através da Lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008.
Confira também o vídeo em homenagem aos surdos divulgado pelo SINASEFE, assista em portugês e em libras.

Última atualização em Qua, 26 set. 2018 19:27