Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
Formação: Educação e Sociedade Capitalista será o tema de cursos que antecedem Encontros Regionais
Publicado por Ascom Sinasefe - Qua, 05 set. 2018 10:48

No segundo semestre de 2018 o SINASEFE realizará cinco Encontros Regionais pelo país. Serão momentos importantes para trabalhadoras e trabalhadores se encontrarem, debatendo e planejando as ações imediatas e futuras em defesa da Rede Federal. O primeiro dia dos encontros será marcado pelo curso de formação política intitulado Educação e Sociedade Capitalista.


Objetivos e programa

O objetivo do curso Educação e Sociedade Capitalista é debater os dilemas do sistema escolar brasileiro e suas relações com a economia de mercado. Os conteúdos tratados incluem as seguintes temáticas:

  1. A economia e os sistemas escolares;
  2. A produtividade e a educação profissionalizante;
  3. Mudanças na legalidade educacional como mecanismo de refuncionalização das escolas às demandas econômicas. Nesse item tratar-se-á doNovo Ensino Médio, das alterações na BNCC, na Escola Sem Partido etc;
  4. Formas de resistência dos trabalhadores nos locais de trabalho e estudo;
  5. O papel do SINASEFE frente ao momento político atual.

Com tais conteúdos a expectativa é envolver os participantes em dinâmicas de estudo crítico de sua própria realidade. Provocando, assim, a problematização das origens dos ataques que os direitos sociais vem sofrendo, tanto na categoria vinculada ao SINASEFE, como, também, em relação ao conjunto da classe trabalhadora.


Encontros Regionais

Estão previstos cinco Encontros Regionais para o segundo semestre de 2018 (em Boa Vista-RR, Recife-PE, Goiânia-GO, Rio de Janeiro-RJ e São José-SC). O SINASEFE destaca a importância desses espaços para fortalecer a luta e aproximar o trabalho do sindicato nacional junto aos trabalhadores.

A Direção Nacional (DN) do SINASEFE reforça ainda que é fundamental a participação das bases nos Encontros, qualificando e instrumentalizando a atuação cotidiana contra os ataques em curso.


Conteúdo relacionado

Última atualização em Qua, 05 set. 2018 17:14