Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
9º FNCIS aprova carta com propostas para melhoramentos no PCCTAE
Publicado por Mário Júnior - Ter, 28 ago. 2018 09:58
A cidade de Garopaba-SC sediou, de 23 a 26/08, o 9º Fórum Nacional de Comissões Internas de Supervisão (FNCIS) do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE).
O evento, que reúne as Comissões Internas de Supervisão (CIS) de cada instituição de ensino e avalia a implementação do PCCTAE em nível nacional, não aconteceria desde 2014, quando foi realizado em Vitória-ES.
Em sua plenária final, realizada no último domingo (26/08), foi aprovado um documento intitulado Carta de Garopaba, contendo as propostas, os encaminhamentos e as moções produzidas pelos Grupos de Trabalho (GTs) do Fórum.
A Carta de Garopaba tem como objetivo publicizar os anseios dos participantes em relação aos diversos temas ligados à carreira dos técnico-administrativos da Rede Federal de Educação e levá-los para apreciação em outras instâncias que possam efetivar as propostas. Os principais pontos presentes na Carta são:
  1. a democratização da gestão;
  2. a criação de políticas de reposicionamento e atenuação das perdas salariais dos servidores que chegam à aposentadoria;
  3. o desenvolvimento de políticas mais efetivas contra o assédio moral;
  4. a racionalização dos cargos e o dimensionamento da carreira;
  5. e a promoção permanente de ações voltadas para o desenvolvimento profissional dos servidores integrantes do PCCTAE.
Em virtude do tempo e da especificidade de alguns temas, algumas propostas construídas pelos GTs não entraram na Carta de Garopaba, mas foram encaminhadas para discussões futuras em eventos e GTs ligados às temáticas.
O texto final da Carta de Garopaba (confira aqui em PDF) será encaminhado às entidades sindicais (Fasubra e SINASEFE); ao Ministério da Educação (MEC); ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG); aos reitores dos Institutos e das Universidades Federais; e à Comissão Nacional de Supervisão (CNS) do MEC.
Próximo FNCIS
Por aclamação dos participantes do 9º FNCIS, a cidade de Natal-RN receberá a 10ª edição do Fórum - que acontecerá no campus Natal-Central do IFRN (provavelmente entre agosto e setembro de 2019).

Representação do SINASEFE
O SINASEFE NACIONAL foi representado no 9º FNCIS pelos diretores Aliomar da Silva (pasta dos TAEs) e Michel Torres (pasta de comunicação) e pelos membros da Comissão Nacional de Supervisão (CNS) do PCCTAE Kyanny Pompílio, Matheus Santana, Nivaldo Souza e Williamis Vieira.

Fotos
Confira abaixo os álbuns de fotos dos dois primeiros dias do 9º FNCIS que disponibilizamos em nosso site:
Conteúdo relacionado
*Com informações da assessoria de imprensa do Sinasefe Natal-RN.
**Matéria editada em 11/09/2018.
Última atualização em Ter, 11 set. 2018 19:18