Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
Medicalização da infância será debatida em seminário na cidade de Cascavel-PR
Publicado por Mário Júnior - Sex, 17 ago. 2018 01:43
No dia 24 de agosto (sexta-feira da próxima semana) será realizado em Cascavel-PR o Seminário Retratos da Medicalização da Infância no Paraná e os Dados de Pesquisa em Cascavel: Reflexões e Possibilidades de Intervenção Educativa.
A atividade terá como sede o anfiteatro da Unioeste (campus Cascavel) e é organizada por pesquisadores da área e pela Secretaria Municipal de Educação de Cascavel.

Objetivo
O evento objetiva a divulgação dos resultados de um estudo realizado com crianças, na faixa etária entre 0 a 10 anos, estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel, acerca da quantidade de crianças diagnosticadas e medicadas devido a transtornos de aprendizagem (TDAH, dislexia etc).
A pesquisa é parte de um projeto interinstitucional que envolve a parceria entre as Universidades Públicas Estaduais UEM, UEL, UEPG e Unespar e as Secretarias de Educação de alguns municípios do Estado do Paraná que integram o projeto.

Público-alvo e metodologia
O evento é voltado aos profissionais da educação: diretores, coordenadores pedagógicos, professores, profissionais e acadêmicos das áreas afins.
A metodologia proposta para o encontro prevê a divulgação dos resultados encontrados em Cascavel-PR, a partir da problematização dos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural, aporte teórico que fundamenta conceitualmente a pesquisa e a análise do panorama do uso de medicamentos no Estado do Paraná e suas consequências à saúde das crianças.

Inscrições
As inscrições para o Seminário iniciaram no dia 6 e vão até o dia 22 de agosto. Elas podem ser feitas pelo hotsite do evento. Clique aqui para ir até ele.

Programação
A programação do Seminário possui duas palestras pela manhã; uma mesa redonda e uma palestra pela tarde; organizadas da seguinte forma:

8 às 11h30min
Palestra 1: Retratos da medicalização da infância no Paraná e a perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural para a análise do fenômeno da medicalização do ensino
Palestrante: Adriana de Fátima Franco
Palestra 2: Pesquisa sobre a dispensação do medicamento metilfenidato no Paraná - Evidências de uma explicação biológica sobre o fenômeno
Palestrante: Suzane Virtuoso

13h30min às 16h45min
Mesa redonda: Apresentação dos dados da pesquisa realizada em Cascavel-PR
Palestrantes: Andreia Cristina Conegero Sanches, Elvenice Tatiana Zoia, Neide da Silveira Duarte de Matos e Rejane Teixeira Coelho
Palestra 3: Necessidades educativas e periodização do desenvolvimento - Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental e o processo de aquisição da leitura e da escrita
Palestrante: Fernando Mendonça

Download
Baixe aqui o folder do evento (formato PDF), com a programação acima de maneira mais detalhada e outras informações do Seminário.

Conteúdo relacionado
Última atualização em Sex, 17 ago. 2018 02:19