Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
Seções sindicais do IFG se reúnem em Goiânia-GO
Publicado por Ascom Sinasefe - Qui, 16 ago. 2018 11:36

No último sábado (11/08) as seções sindicais que organizam os trabalhadores do IFG se reuniram em Goiânia-GO. Se encontraram os representantes do Sintef-GO, das seções Jataí, Formosa e Águas Lindas. O SINASEFE, que tem na gestão 2018-2020 dois dirigentes lotados no instituto do Goiás, também participou do encontro.

Conjuntura, carreira e organização

A análise de conjuntura foi iniciada pelo sindicalizado Marcelo Lira, integrante da Unidade Classista, que centrou no cenário político eleitoral. Para além das divergências potuais, o grupo apontou que independente de quem vença nas urnas, um acirramento dos conflitos é bastante provável. Assim, as entidades sindicais precisam preparar a categoria para compreender atuar nesse cenário.

O debate sobre carreira e os ataques aos direitos da categoria, iniciado por Paulo Reis, diretor do SINASEFE e membro da Seção Sindical Formosa, abordou a defasagem salarial de técnicos e docentes e as irregularidades que precisam de correção. A flexibilização da jornada (30horas), e a justificativa deste regime de trabalho, pautada na necessidade do atendimento contínuo, também teve destaque. Acompanhado pelo SINASEFE, o combate ao ponto eletrônico, que deve ser pautado em reunião já agendada com a reitoria, também foi discutido. As seções encaminharam a preparação de um material conjunto abordando estes temas.

Camila Marques, diretora do SINASEFE e da seção sindical Águas Lindas, iniciou as intervenções sobre organização sindical. Ela pautou as contradições internas e a necessidade de fortalecer a atuação do sindicato nacional no Goiás. Outra discussão colocada neste ponto de pauta foi a invasão de base por parte de Andes e Fasubra, o encontro aprovou o encaminhamento para que a DN converse com estas entidades, combatendo a invasão.

Encontro Regional

Os participantes discutiram também o encontro regional Centro-Oeste. O evento será sediado em Goiânia, no mês de outubro (confirmando a indicação da 155ª PLENA). Mais informações serão divulgadas em breve.


Conteúdo relacionado

Última atualização em Qui, 16 ago. 2018 14:05