Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
SINASEFE mobiliza bases contra Reforma do Ensino Médio e reformulação da BNCC em Seminário promovido pelo Conif
Publicado por Mário Júnior - Qua, 08 ago. 2018 03:37
Começou nesta terça-feira (07/08) o 2º Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado. Promovido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o evento acontece em Brasília-DF e tem atividades até quinta (09/08). O SINASEFE chamou a categoria à mobilização durante o evento, nas lutas contra a Reforma do Ensino Médio e contra a reformulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Abertura
A solenidade de abertura do Seminário começou por volta das 18h30min e contou com saudações do Conif e do Instituto Federal de Brasília-DF (IFB). O SINASEFE solicitou espaço na mesa, mas teve o pedido negado sob alegação do Conif de "ter sido crítico ao evento".

Conferência inaugural
Após as saudações, teve início a conferência de inauguração do Seminário, que contou com uma exposição da professora Carmen Sylvia Vidigal Moraes (Faculdade de Educação da USP), situando o papel de excelência da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no atual cenário da Educação Brasileira e enumerando algumas das ameaças que ela sofre.
Ao fim da conferência, o SINASEFE conseguiu fazer duas intervenções no espaço destinado à participação do público.
A primeira fala foi da secretária da pasta jurídica Magda Furtado, que denunciou a precariedade que a Reforma do Ensino Médio e que a reformulação da BNCC impõem à Educação Pública. Magda também lamentou a falta de participação do SINASEFE na mesa de abertura e na conferência.
A segunda fala foi do coordenador geral David Lobão, que denunciou os ataques em curso à nossa Rede Federal e alertou para a votação do PL do Escola Sem Partido que acontecerá amanhã (08/08) na Comissão Especial da Câmara dos Deputados. Lobão também lamentou a ausência do SINASEFE nas mesas da noite de ontem (07/08).

Mobilização
Desde o início do evento, o SINASEFE distribuiu impressos denunciando a Reforma do Ensino Médio e a reformulação da BNCC - confira o panfleto distribuído clicando aqui - e afixou faixas e cartazes atacando o assédio moral e convocando os presentes ao Dia Nacional de Mobilização e Paralisação de 10 de agosto (próxima sexta-feira).
Conecta IF 2018
O 2º Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado ocorre como parte integrante do Encontro de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conecta IF 2018), que acontece de 6 a 10 de agosto, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília-DF.

Representação do SINASEFE
Membros da Direção Nacional (DN) e das direções e bases de diversas seções sindicais do nosso sindicato estiveram presentes na abertura do evento, que conta com 800 inscritos.
Além de Magda e Lobão, representam a DN no evento os diretores Camila Marques (coordenação geral), Camila Tenório (pasta de políticas educacionais), Ed Fábio Agapito (pasta de combate às opressões), José Luís Papa (tesoureiro), Lucrécia Helena (pasta de comunicação), Michel Torres (pasta de comunicação) e Thais Araújo (3ª suplente).

Fotos e ao vivo
Confira aqui nosso álbum de fotos com 13 imagens do primeiro dia do 2º Seminário do Ensino Médio Integrado.
Relembre abaixo das mídias de cobertura ao vivo que publicamos durante o evento:
Conteúdo relacionado
Última atualização em Qua, 08 ago. 2018 16:45