Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
12/06: Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil
Publicado por Ascom Sinasefe - Ter, 12 jun. 2018 15:34

Infância e trabalho explorado pelo capital definitivamente não combinam. Mortes, acidentes, evasão escolar, exploração sexual e problemas psicológicos são alguns dos problemas encontrados quando se analisa a absurda realidade do trabalho infantil no país. Neste 12 de junho, Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, o SINASEFE reafirma sua luta contra essa prática. Defendemos o direito à infância e a educação, essenciais ao desenvolvimento saudável de todo ser humano.

Denúncia da concepção capitalista de trabalho

Compreender e denunciar a criminosa exploração da mão de obra infantil no âmbito do capitalismo e a consequente retirada do direito à infância é urgente. Enquanto educadores, compreendemos o trabalho, em sua essência, enquanto elemento formativo do ser, mas, no capitalismo enfrentamos a sua cotidiana degeneração em nome do lucro e da garantia dos interesses da classe dominante.

2,7 milhões de "mini" trabalhadores

Com metodologias diferentes para analisar a problemática da exploração infantil no país, o IBGE divulgou em 2015 uma pesquisa com o número de 2,7 milhões de crianças ou adolescentes trabalhando. Em 2017, o número divulgado teria uma suposta queda, passando para 1,8 milhão de meninos e meninas entre 5 e 17 anos trabalhando.

Mapa do trabalho infantil

Fruto de uma parceria entre Ministério Público do Trabalho (MPT) e entidades que defendem os direitos das crianças, foi elaborado em 2016 o Mapa do Trabalho Infantil. Além de apresentar dados de cada unidade da federação, a ferramenta mapeia o gênero, as ocupações e a zona (rural ou urbana) que se localizam estas crianças e adolescentes. Conheça o mapa produzido pela Rede Peteca.

Histórico

O dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabaho (OIT) em 2002, ano da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Internacional do Trabalho. Desde 2002, a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil. Leia mais no site da OIT. No Brasil, o 12 de junho foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei nº 11.542/2007. E a cada ano, nesta data, a OIT ostenta um cata-vento, símbolo criado para a campanha. Nas cores azul, vermelha, verde, amarela e laranja, simboliza a luta contra o trabalho infantil, pois expressa o movimento e a alegria que devem estar sempre presentes na vida das crianças e dos adolescentes.


Última atualização em Ter, 12 jun. 2018 17:03