Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
Nota do Fórum Sindical do IF Baiano: em defesa do IF Baiano e da democracia
Publicado por Mário Júnior - Ter, 10 abr. 2018 16:11
Mais uma vez a democracia interna do IF Baiano é desrespeitada. Assim como em 2014, quando a comunidade acadêmica teve que lutar para o Ministério da Educação (MEC) dar posse ao reitor eleito (relembre o caso em nossos Boletins 543, 544, 545 e 546), um pleito termina e o vencedor não é empossado.
Mais grave que isso é que o MEC nomeou, como Reitor Pro Tempore, o terceiro colocado da eleição, que era o atual reitor do IF Baiano e teve, nas urnas, uma rejeição de 89% da comunidade.
Confira abaixo a Nota Oficial elabora no último domingo (08/04) pelo Fórum Sindical do IF Baiano - composto pelas seções sindicais Catu-BA, Guanambi-BA e IF Baiano-BA - após a reunião com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC da última sexta-feira (06/04).

Nota do Fórum Sindical do IF Baiano: em defesa do IF Baiano e da democracia
Atravessamos uma conjuntura muito difícil, em que o aprofundamento de uma agenda neoliberal tem levado a uma drástica retirada de direitos, desmonte e extinção dos serviços públicos e ameaçado a democracia. Já sentimos o reflexo da Emenda Constitucional 95, que congela os investimentos em educação, causando a demissão de terceirizados, cortes no orçamento destinado ao ensino, pesquisa, extensão e política de auxílio estudantil, além da Reforma do Ensino Médio e seus desdobramentos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Nesse momento, os ataques se dirigem mais especificamente à Rede Federal de Educação, se materializando na proposta de "redimensionamento" dos Institutos Federais na Bahia e em outros estados da federação. Diante disso, o Fórum Sindical do IF Baiano, espaço de debates e articulações, que promove a unidade entre as seções sindicais Catu-BA, Guanambi-BA e IF Baiano-BA, chama toda a comunidade para defender o Instituto Federal Baiano, a Rede Federal de Educação e os serviços públicos.
O IF Baiano tem sido alvo recente das maldades do governo federal, por meio de seu preposto ilegítimo, o Reitor Pro Tempore Geovane Nascimento. Se não bastassem os quatro anos da sua gestão marcada pelo autoritarismo, posturas antidemocráticas e práticas assediosas, assume a política de sucateamento da Rede Federal de Educação, imbuído de um sentimento de revanchismo, atacando implacavelmente nossa categoria. Enquanto o MEC não dá posse ao reitor eleito sob justificativas obscuras e pouco convincentes, o Reitor Pro Tempore Geovane revoga a regulamentação da flexibilização da jornada de trabalho dos técnico-administrativos, promete precarizar ainda mais a atividade docente com a ampliação da carga horária em sala de aula, além de exonerar por telefone o diretor geral do campus Itapetinga-BA - diretor este que foi aprovado por 98% da comunidade, em consulta democrática.
E ainda mais grave: trabalha nos bastidores junto ao MEC no projeto de "redimensionamento" da Rede Federal de Educação na Bahia, sem nenhuma transparência ou diálogo com a comunidade. A nomeação de um Reitor Pro Tempore, na prática, significa uma intervenção do governo Temer no rumo da gestão do IF Baiano que não podemos aceitar.
O momento exige a unidade e a nossa capacidade de organização em defesa dos nossos direitos, mas, sobretudo, em defesa de um projeto de educação pública, gratuita e de boa qualidade que ainda não se efetivou em nosso IF. Dessa forma, orientamos à comunidade do IF Baiano que o dia 11 de abril seja um Dia de Mobilização e Resistência em defesa da Rede Federal de Educação e da democracia.
  • Em defesa da democracia: Fora Temer! Fora Geovane!
  • Não ao "redimensionamento" dos Institutos Federais!
  • 30 horas para os TAEs, já!
  • Contra a precarização da atividade docente!
  • Contra a criminalização dos movimentos sociais!
  • Contra as prisões por razões políticas!
Download
Baixe aqui esta Nota Oficial do Fórum Sindical do IF Baiano em formato PDF.

Links relacionados
Última atualização em Ter, 10 abr. 2018 17:00