Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
Mobilização e resistência: SINASEFE convoca categoria à luta
Publicado por Ascom Sinasefe - Sex, 06 abr. 2018 17:04

Diante das graves ameaças à democracia e à Rede Federal de Educação, o SINASEFE convocou a categoria para Mobilização Permanente. Além do Dia Nacional de Lutas em 9 de abril, já indicado aqui em nosso site ontem, o sindicato convocou, nesta sexta, uma Paralisação Nacional no dia 10 de abril. Os chamados se devem, em ordem cronológica, à realização de reunião entre o Ministério da Educação (MEC) e reitores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no dia 09/04 e ao pedido de prisão do ex-presidente Lula.

Defesa da Rede Federal

As ameaças aos Institutos Federais não são novidades, o fato novo é a proposta recente de um misterioso reordenamento na Rede Federal. Estudos do MEC seriam apresentados aos reitores, na próxima segunda-feira (09/04), com a previsão de modificar o atual formato (fechando campi, unificando reitorias distintas, dentre outros itens).

O SINASEFE reforça a importância de ampliar o debate nos locais de trabalho sobre a Rede Federal que defendemos. "Apesar dos problemas relacionados ao modelo em vigor reconhecemos que a Rede possui envergadura para empreender esforços conjuntos para a solução de problemas concretos em todas as regiões nas quais está presente. O fomento à nossa capacidade potencial de pesquisa e de extensão socialmente referenciada na classe trabalhadora deverá ser uma ação substantiva para contribuir com o desenvolvimento das regiões e cidades, assim como, para o fortalecimento da nossa instituição, internamente e externamente; como produtora de estudos, pesquisas e conhecimento para a superação das desigualdades sociais.

A Rede que queremos objetiva alcançar um papel de destaque institucional como agente transformador da vida das pessoas atuando tanto como instituição de ensino quanto de pesquisa e extensão”, leia mais no catálogo do 9º SNE. A Direção Nacional do SINASEFE manifestou também o seu apoio ao ex-presidente Lula, convocando a categoria a realizar rodadas de assembleias com indicativo de Paralisação Nacional para o dia 10 de abril. “Independente de todas as diferenças que possamos ter, esse momento histórico exige de nós a superação de todas as divisões a construção de ampla unidade contra a dramática continuação do golpe que está colocada".

Defesa da Democracia

O SINASEFE lançou nesta sexta-feira (06/04) uma Nota repudiando o pedido de prisão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva solicitado ontem (05/04) pelo juiz Sérgio Moro, entendendo que este movimento nada teria a ver com o combate a corrupção, mas sim com um novo degrau do golpe jurídico-parlamentar iniciado em 2016, com o impeachment de Dilma Rousseff.

A democracia posta em xeque deixa, por consequência, todas as nossas conquistas e direitos em risco, assim como nossas próprias existências profissional e físicas.

Diante disso, a Direção Nacional (DN) do SINASEFE, em caráter de urgência, convocou as seções sindicais ao estado de Mobilização Permanente, com realização de assembleias até a próxima segunda-feira (09/04) para realização de Paralisação Nacional na terça-feira (10/04).


Conteúdo relacionado

Última atualização em Sex, 06 abr. 2018 19:26