Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
9 de abril: DN indica mobilização em defesa da Rede
Publicado por Ascom Sinasefe - Qui, 05 abr. 2018 17:20


A Direção Nacional do SINASEFE indica às Seções Sindicais que organizem atividades, debates e assembleias pautando os ataques sobre a nossa rede. No dia 09/04 (segunda-feira), data prevista para uma reunião entre reitores e o MEC, nossa indicação é realizar um Dia Nacional de Luta em Defesa da Rede Federal de Educação. No caso das Seções Sindicais do Distrito Federal e proximidades, o chamado é para a mobilização com vigília em frente ao MEC, pressionando para participar desta reunião sobre a divisão de alguns IFs.

Para nortear a discussão a respeito da defesa da Rede Federal, resgatamos as resoluções produzidas em nossos debates sobre esta temática. “Apesar dos problemas relacionados ao modelo em vigor reconhecemos que a Rede possui envergadura para empreender esforços conjuntos para a solução de problemas concretos em todas as regiões nas quais está presente. O fomento à nossa capacidade potencial de pesquisa e de extensão socialmente referenciada na classe trabalhadora deverá ser uma ação substantiva para contribuir com o desenvolvimento das regiões e cidades, assim como, para o fortalecimento da nossa instituição, internamente e externamente; como produtora de estudos, pesquisas e conhecimento para a superação das desigualdades sociais. A Rede que queremos objetiva alcançar um papel de destaque institucional como agente transformador da vida das pessoas atuando tanto como instituição de ensino quanto de pesquisa e extensão. São muitas as dimensões que precisam ser avaliadas, conformadas ou transformadas. Nesse sentido o SINASEFE, apresenta publicamente uma visão geral daquilo que entende ser o Projeto da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica socialmente referenciada.”

Os princípios; o quadro conceitual; nossa visão sobre autonomia com diálogo social permanente; a ideação sobre o que seria uma gestão democrática na Rede; a descrição das nossas atividades-fim: o ensino, a pesquisa e a extensão; o trabalho como princípio educativo; e um capítulo sobre a situação peculiar das Instituições Militares de Ensino formam a composição do material - que é apresentada em meio à fotos e ilustrações. Fruto do 9º Seminário Nacional de Educação, e aprovado na 132ª PLENA, o material pode ser baixado em formato de catálogo ou mesmo somente o texto com as resoluções em formato A4, ambos em PDF.


Conteúdo relacionado

Última atualização em Dom, 08 abr. 2018 18:34