Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
Dia de parar o Brasil: SINASEFE divulga materiais para mobilização de 10/11
Publicado por Ascom Sinasefe - Sex, 27 out. 2017 16:11
AddThis

O SINASEFE divulgou nesta quarta-feira (25/10) um chamado aos trabalhadores organizados: 10 de novembro é dia de parar o Brasil! A paralisação das atividades e ocupação das ruas neste dia retoma as mobilizações contra as reformas neoliberais e a derrubada do governo Temer e seus aliados. Diversas Seções Sindicais já realizaram assembleias e aprovaram adesão ao movimento, que envolverá trabalhadores de várias categorias. O sindicato preparou materiais para divulgar o Dia Nacional de Paralisações e Greves.


Pautas

Ataques repetidos aos direitos dos trabalhadores, e a vergonhosa corrupção que envolve Temer e seus aliados já são fortes motivações para este dia de luta. Além disto, a Direção Nacional destacou o desolador cenário de cortes nas verbas das instituições da Rede Federal de Ensino. "O orçamento para a educação tecnológica tem caído assustadoramente desde a subida de Temer ao poder. Em 2016 estava na ordem dos R$ 7 bilhões, em 2017, na casa dos 5 bilhões, para o ano que vem, a previsão é que não chegue a 3 bilhões."

Para o colegiado, a realidade financeira atual das instituições já é bastante precária e as perspectivas para o futuro não existem fora das lutas e da mobilização dos trabalhadores. "Se neste momento alguns campi estão sem dinheiro para pagar as contas, o que esperar então? Concursos públicos serão suspensos, obras de expansão definitivamente abandonadas, campi serão fechados, colegas terceirizados demitidos. Isso sem falar no risco sempre presente de invasão do Sistema S, da diminuição da democracia e do aumento das práticas persecutórias."

Materiais

Além de sugestões para materiais impressos, o SINASEFE também preparou materiais para compartilhamento nas redes sociais.

Confira, baixe e compartilhe:

Histórico

O chamado à mobilização nacional no dia 10 de novembro surgiu da Plenária Nacional dos Trabalhadores da Indústria, em 29 de setembro, quando também se encontraram representantes de diversas centrais que compõem o movimento Brasil Metalúrgico. A CSP-Conlutas aprovou a mobilização inicialmente em sua Secretaria Executiva (em 05/10) e mais recentemente em seu 3º Congresso Nacional, que reuniu mais de 2,6 mil lutadores em Sumaré-SP entre 12 e 15 de outubro. Coerente com as deliberações de suas instâncias, a Direção Nacional do SINASEFE também fez o chamado para adesão à mobilização.

Conteúdo relacionado

*Matéria atualizada às 13h30min de 02/11/2017 com adições de links para os cartazes unificados entre Andes-SN, Fasubra e SINASEFE.

AddThis
Última atualização em Qui, 02 nov. 2017 12:42