Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
SINASEFE participa de debate no Senado sobre Reformas Trabalhista e da Previdência
Publicado por Mário Júnior - Sex, 18 ago. 2017 15:15
O SINASEFE participou, na tarde de ontem (17/08), de uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, na qual foram debatidas as perdas históricas da classe trabalhadora com as Reformas da Previdência (PEC 287/2016) e Trabalhista (já aprovada e sancionada).
A audiência, realizada no plenário 6 da Ala Nilo Coelho (Anexo II do Senado, em Brasília-DF), contou com as presenças de representantes de várias entidades sindicais, principalmente do Andes-SN - que tinha o espaço dentro da programação de sua Jornada de Mobilização de Aposentados e Aposentadas. O SINASEFE foi representado pela coordenadora geral Cátia Farago, que foi uma das palestrantes da segunda mesa.
Em sua intervenção, Cátia buscou desmistificar o discurso de que a previdência pública seria deficitária e afirmou que vivemos um momento marcado pela falsificação deste consenso, usado para atacar os direitos dos servidores públicos como se estes fossem privilégios e insinuando que os servidores recebem salários de marajás - com propagandas oficiais colocando os professores federais ao lado de políticos.
Ela reafirmou a luta do SINASEFE contra a PEC 287/2016, lembrando que além de defender as aposentadorias dos trabalhadores, o nosso sindicato também luta pela paridade e integralidade. O fato do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) não ser facultado pelo governo aos aposentados, em discordância com a Lei em vigor, foi lembrado neste momento da palestra.
Por fim, a coordenadora denunciou novamente as perseguições políticas contra os lutadores da base do SINASEFE, citando casos que estão acontecendo no IF Baiano, no IFBA, no IFAL, no Colégio Pedro II e mais recentemente no IFC - onde a Polícia Federal (PF) apreendeu smartphones e notebooks de dois servidores e quebrou o sigilo de informações dos mesmos na última quarta-feira (16/08).
Cátia finalizou sua intervenção com um fragmento do poema "No Caminho com Maiakovski", de Eduardo Alves da Costa, declamando:
A mim, quase me arrastam
pela gola do paletó
à porta do templo
e me pedem que aguarde
até que a Democracia
se digne a aparecer no balcão.
Mas eu sei,
porque não estou amedrontado
a ponto de cegar, que ela tem uma espada
a lhe espetar as costelas
e o riso que nos mostra
é uma tênue cortina
lançada sobre os arsenais.

Próximas etapas
Segundo Paulo Paim (PT-RS), vice-presidente da Comissão e responsável por presidir a mesa da audiência, a luta para barrar a Reforma Previdenciária proposta por Michel Temer será forte, assim como também serão as batalhas pela aprovação do Estatuto do Trabalho, que pretende revogar a Reforma Trabalhista recentemente aprovada pelo Congresso Nacional e já sancionada por Temer (Lei 13.467/2017).
Uma nova audiência pública, para tratar e aprofundar as denúncias de perseguições políticas na Rede Federal de Educação, também será convocada pela Comissão de Direitos Humanos do Senado, graças às intervenções do SINASEFE junto à Comissão nesta semana.

Imagens e ao vivo
Clique aqui para ver fotos desta audiência pública no álbum do nosso site, que contém 11 imagens do evento.
Relembre abaixo as peças da cobertura ao vivo que publicamos durante a audiência:
Vídeos
Assista no vídeo abaixo um resumo da audiência veiculado pela TV Senado:

E veja no vídeo abaixo as duas mesas da audiência na íntegra:

Leia também
Última atualização em Sex, 18 ago. 2017 21:19