Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
Entidades debatem reconstrução da CNESF
Publicado por Mário Júnior - Sáb, 05 ago. 2017 23:58

Na tarde da última sexta-feira (04/08) foi realizada uma reunião da Coordenação Nacional das Entidades de Servidores Federais (CNESF). A atividade, que aconteceu na sede do Andes-SN, em Brasília-DF, debateu a reconstrução da CNESF e precedeu a Reunião Ampliada do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasef).


Pauta e debates

A reunião foi convocada tendo como pauta principal a reorganização da CNESF. As oito entidades presentes no espaço (Andes-SN, Asfoc-SN, Assibge-SN, CNTSS, CSP-Conlutas, Fasubra, Fenasps e SINASEFE) reafirmaram a necessidade de reconstruir a Coordenação das Entidades dos SPF, debatendo essa tarefa em suas instâncias deliberativas e levando a discussão às demais entidades classistas do funcionalismo federal.

A discussão sobre o repasse de 1% do total arrecadado por cada entidade para subvenção da CNESF também foi levantada na reunião.


CNESF versus Fonasef

O debate sobre reestruturação da CNESF ganhou força por sua metodologia diferenciada em relação ao atual Fórum dos SPF (o Fonasef).

Na CNESF (fundada em 1989) havia a realização de plenárias deliberativas com delegados das entidades eleitos em seus respectivos fóruns de base. Já o Fonasef (em funcionamento regular desde 2012) trabalha com consensos progressivos, eliminando posicionamentos por uma única divergência que surja durante os debates.


Próximos passos

Uma nova reunião da CNESF deve ser convocada até o final da primeira quinzena de setembro, colocando nesta a proposição de realização de Seminário ou Plenária Deliberativa da Coordenação.


Relatório

Baixe aqui o relatório com o resumo dos debates da reunião da CNESF.


Representação do SINASEFE

O SINASEFE, que tem deliberação de Plenária Nacional em favor da reconstrução da CNESF, esteve presente no espaço representado pelos diretores Hugo Brandão, Paulo Reis, Weliton Cley e Williamis Vieira; pelas diretoras Clarissa Cavalcante e Cristiane Oliveira; e pelos membros da base David Lobão (Sintef-PB), Saulo Campos (IFBA-BA) e Tonny Medeiros (Natal-RN).

Conteúdo relacionado
Última atualização em Ter, 05 set. 2017 01:29