Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
31º CONSINASEFE: Congressistas vão às ruas novamente exigir Fora Temer e denunciar reitores autoritários
Publicado por Ascom Sinasefe - Sáb, 20 maio 2017 17:04

Segundo dia de trabalhos do 31º CONSINASEFE (19/05) foi marcado pelo retorno dos congressistas às ruas de Salvador, defendendo o Fora Temer e denunciando arbitrariedades, assédios e práticas antissindicais nas reitorias locais (IFBA e IFBaiano). O debate em plenário foi dedicado ao Regimento Interno do evento, ao credenciamento e à reformulação da programação.


Manhã

A sexta-feira começou com a aprovação de duas moções relativas aos trabalhadores do Hotel Fiesta, local de hospedagem e realização do congresso. Uma delas registra a solidariedade do Consinasefe ao conjunto dos trabalhadores em hotelaria de Salvador, a outra repudia a postura dos hotéis, em especial o Fiesta, pelo não cumprimento da convenção coletiva de seus trabalhadores. Diante disto, o SINASEFE, para seus próximos eventos, deverá pedir um "nada consta" aos hotéis antes da contratação dos mesmos, verificando o cumprimento das leis trabalhistas.

Além de incluir o Remanejamento de Cargos na Direção Nacional no âmbito dos assuntos a serem tratados no congresso, os delegados aprovaram todos os recursos de credenciamento apresentados pelas Seções Sindicais ao plenário. A partir da aceitação destes recursos, 39 novos delegados serão incorporados ao rateio solidário, modificando os respectivos custos desta divisão.

A programação do evento, devido a participação nos atos públicos na cidade, foi toda reorganizada e está disponível aqui.


Tarde e noite

Diante do momento que o país atravessa, pelo segundo dia consecutivo as plenárias do Congresso foram paralisadas para a participação dos trabalhadores em atos na capital baiana. Foram três os atos da tarde desta sexta. Nos Institutos Federais Baiano e da Bahia ocorreram atos contra as práticas antissindicais dos reitores destes IFs. Entre as práticas estão a perseguição política de dirigentes das seções de base do SINASEFE nestes Institutos, com o uso, por exemplo, de Processos Administrativos internos.

Nos dois Institutos os trabalhadores realizaram manifestações nas dependências dos prédios da Reitoria. No IF Baiano o próprio Reitor recebeu uma comitiva de manifestantes em seu gabinete. Já no IFBA o Reitor não foi localizado e o ato foi encerrado após visita ao seu gabinete.

De cada IF, as manifestações seguiram ao encontro do ato unificado dos trabalhadores pelo Fora Temer em Salvador. Caminhando pela área central da cidade, docentes e técnico-administrativos em educação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica mostraram, pelo segundo dia consecutivo, a disposição para uma nova greve geral, pela queda do interino e pela realização de eleições diretas para a escolha de um sucessor na presidência. O ato foi encerrado na Praça Tomé de Sousa, em frente aos prédios da Prefeitura e da Câmara Municipal e do Elevador Lacerda.


Cobertura ao vivo

Confira também o resumo da cobertura ao vivo deste segundo dia.


Divulgação

A divulgação do 31º CONSINASEFE está no ar. Clique aqui para se inscrever no evento público do Facebook com as informações mais atualizadas do Congresso.

Mais notícias

Última atualização em Sáb, 20 maio 2017 23:18