Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
Calendário: SINASEFE convoca categoria para março de lutas
Publicado por Ascom Sinasefe - Qui, 23 fev. 2017 17:02

O mês de março será marcado por diversos dias de luta conjunta dos trabalhadores, em especial das mulheres trabalhadoras. Com o objetivo de organizar este calendário, o SINASEFE apresenta aqui algumas datas que já estão aprovadas em seus fóruns: 08/03, 15/03 e 28/03 (a última está condicionada à marcação da votação da PEC 287). As mobilizações foram debatidas e deliberadas na 148ª Plenária Nacional, realizada em 18 e 19 de fevereiro. A Plenária também aprovou a realização de rodada de assembleias nas bases entre 20/02 e 07/03.

8M: Parada Internacional das Mulheres

Data histórica de luta, o Dia Internacional das Mulheres, 8 de março, que neste ano será uma quarta-feira, foi convocado mundialmente como a Parada Internacional de Mulheres, e o SINASEFE também aderiu ao movimento. "Esta parada será composta pelas mulheres trabalhadoras, as desempregadas, as estudantes, as negras, as índias, as brancas, as lésbicas, as bissexuais, as trans, as heteros, as putas, as vadias, as santas, as soropositivas, as que tem necessidades especiais, as refugiadas, as estrangeiras, as imigrantes, as camponesas, as rurais, as do mangue, as ribeirinhas, das águas, das florestas, do campo, das cidades, as aposentadas, as sindicalistas, as anarquistas, as libertárias, as socialistas, as que abortam, as mães, as que não têm filhos, as casadas, as divorciadas, as assediadas, as ameaçadas, as mortas, as vivas, as que não se calam. Por cada uma, por todas e pelas que não podem estar!" afirma um trecho da convocatória em português. Confira mais informações sobre esta convocação no Brasil.

Também no dia 8 de março a luta contra a Reforma da Previdência, uma pauta que atinge em cheio as mulheres trabalhadoras, será a tônica do Dia Nacional de Lutas Contra a Reforma da Previdência. Convocada por diversas entidades , a mobilização tem o objetivo de denunciar o ataques previstos na Reforma da Previdência. Leia mais sobre a PEC 287 no Informativo SINASEFE nº 4.

15/03: Dia Nacional de Paralisações e Lutas

No dia 15 de março, terceira quarta-feira do mês, está marcado um Dia Nacional de Paralisações e Lutas Contra a Reforma da Previdência. A data foi aprovada inicialmente pelos trabalhadores organizados na Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) reunidos em congresso em janeiro. Além de denunciar a Reforma da Previdência, a entidade cobra o cumprimento da Lei do Piso Salarial Nacional. Saiba mais sobre a Greve Nacional da Educação aprovada pela CNTE.

As centrais sindicais também aprovaram a mobilização no dia 15/03, convocando o Dia Nacional Paralisação e Lutas."Está na hora de arregaçar as mangas e botar o bloco na rua! É importante que todos aqueles comprometidos com a luta dos trabalhadores façam um bom trabalho de base. Somente derrotaremos o governo e os ataques se construirmos uma grande Greve Geral no país", conclamou Mancha, da Executiva Nacional da CSP-Conlutas. Uma das principais bandeiras do 15 de março é a denúncia das reformas da Previdência e Trabalhista propostas pelo governo Temer.

28/03: Caravana a Brasília-DF

Finalizando as atividades de março, uma caravana a Brasília-DF está prevista para acontecer entre os dias 27, 28 e/ou 29 de março. A atividade visa acompanhar a votação da PEC 287 na Câmara. Em breve mais detalhes sobre a mobilização serão disponibilizados.
 

Com informações da CSP-Conlutas, CNTE, e Página da Parada Internacional de Mulheres no Brasil

Última atualização em Seg, 06 mar. 2017 05:59