Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias da Greve
Posicionamento da 146ª PLENA sobre manifestações convocadas para 04/12
Publicado por Ascom Sinasefe - Qui, 01 dez. 2016 21:03

Os delegados reunidos em Brasília nos dias 30/11 e 01/12 durante a 146° Plenária Nacional do SINASEFE se posicionaram de forma contrária às manifestações convocadas para o dia 04/12. Além da divergência sobre pauta, destacou-se que tais atos são convocados por organizações que não representam os interesses dos trabalhadores.

A convocação para manifestações está centrada no suposto "pacote anticorrupção" recentemente aprovado na Câmara dos Deputados. A manifestação não se opõe, por exemplo, à PEC 55/2016, conhecida como a PEC da Morte, nem à MP 746/2016 que desfigura o Ensino Médio. Em que pese a importância do combate à corrupção, esses ataques são centrais, não podendo ficar fora de qualquer reivindicação em defesa da sociedade.

Não se trata de um esquecimento ou de uma coincidência. O ato do dia 04/12 foi chamado por grupos de direita, notadamente o Movimento Brasil Livre (MBL) e o Vem Pra Rua (VPR). Por trás de bandeiras populistas, esses grupos propagam uma política reacionária e pregam o ataque a movimentos sociais, como se viu recentemente acerca das ocupações estudantis que lutam pela garantia de direitos. Observa-se ainda que esses grupos foram apoiadores do golpe que empossou Michel Temer em sintonia com os mesmos congressistas que agora pretendem criticar.

Por essas razões, o SINASEFE não apoia tais atos. Covocamos os sindicalizados a participar das ações de combate à PEC 55, à MP do Ensino Médio e todos os ataques. Fora Temer! Nenhum direito a menos!

146ª Plenária Nacional do SINASEFE