Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
Luta contra a PEC 241: todos em Brasília-DF nos dias 24 e 25/10!
Publicado por Mário Júnior - Sex, 21 out. 2016 21:05
O início da próxima semana inaugurará mais uma Jornada de Lutas dos Servidores Públicos Federais (SPF) contra a PEC 241/2016 e o desmantelamento dos serviços públicos que Temer quer impor ao país: a partir do dia 23 nos estados e nos dias 24 e 25 em Brasília-DF lutaremos, mais uma vez, contra a aprovação desta PEC da Morte - que irá à votação em segundo turno na Câmara Federal.

Primeiro turno
Na votação de primeiro turno da Câmara, a PEC 241/2016 foi aprovada na noite do dia 10/10, por 366 votos a favor contra 111 contrários. Cerca de 400 deputados jantaram no dia 09/10 com o golpista Michel Temer e no dia seguinte tiveram como sobremesa a retirada de direitos sociais e históricos dos brasileiros.
Uma Jornada de Lutas dos dias 10 a 12/10 foi articulada e construída pelos trabalhadores, porém o aparato represivo do legislativo federal nos impediu o acesso em massa ao plenário da Câmara e a votação foi realizada sem maiores "constrangimentos" aos parlamentares. Para que eles não saíssem impunemente, registramos em uma campanha os 367 responsáveis por esse ataques aos serviços públicos (366 votantes e o Presidente da Casa, Rodrigo Maia) - confira-a aqui, segmentada em 27 peças (uma para cada unidade federativa).

Mobilização
Tanto a aprovação da PEC 241/2016 em primeiro turno na Câmara quanto a sua articulação com outras medidas igualmente retrógradas - como a MP que reforma o currículo e a estrutura do ensino médio e o PL "Escola Sem Partido" - ampliaram a mobilização de trabalhadores e da juventude contra os ataques sucessivos do governo Temer.
Vários campi e reitorias das unidades de ensino da Rede Federal de Educação Profissional, Cientifícia e Tecnológica foram ocupados por estudantes, assim como escolas estaduais e universidades - veja aqui o nosso levantamento de 19/10 sobre as ocupações estudantis na Rede Federal.
E o indicativo de greve das nossas Seções - assim como o de outras categorias - tem se ampliado a cada dia: já temos 26 Seções com indicativos aprovados e cinco com deflagrações de movimentos paredistas já em curso ou com data marcada*.
São sinais claros de que a luta e a resistência ao desmonte do estado e à retirada de direitos empreendida por Temer está apenas começando!

Próxima Jornada
Esta nova Jornada englobará todas as categorias de trabalhadores dos SPF em uma luta unitária. A Paralisação Nacional convocada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos SPF (Fonasef) para o dia 25 será estendida, também, ao dia 24 - com estes dois dias dedicados à luta contra a PEC 241/2016 e também a mais um "aquecimento" rumo à greve geral, que deve ser deflagrada em novembro pelas centrais sindicais.

Cronograma
O SINASEFE lançou um primeiro cronograma da Jornada na semana passada.
Nos dias 23 e 24, nos estados, teremos atos públicos nos aeroportos, com o objetivo de constranger e cobrar os parlamentares a partir de suas bases.
E nos dias 24 e 25, em Brasília-DF, iremos às ruas e ao Congresso Nacional, para lutar contra uma nova aprovação da PEC 241/2016 pelos Deputados Federais.
O cronograma das atividades detalhadas dos dias 24 e 25 em Brasília-DF foi divulgado em outra matéria e pode ser visto aqui.

Pernoite
O SINASEFE orienta suas bases a trazerem colchonetes, barracas, roupas e utensílios/acessórios necessários para os que desejarem acampar em Brasília-DF nos dias da Jornada. Nos dias 24 e 25 serão fornecidos almoços aos participantes da atividade.
Para os que desejarem ficar em hotéis, o San Marco estará oferecendo o mesmo valor reduzido dos nossos eventos para as bases do SINASEFE. Contatos podem ser feitos com Maria de Jesus pelo telefone (61) 2103-8484.

Conteúdo relacionado
*O indicativo de greve das Seções do SINASEFE, aprovado na 144ª PLENA, está em fase de apuração e assim que finalizado, divulgaremos o mesmo em matéria específica.
Última atualização em Sáb, 22 out. 2016 15:34