Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
Bases do SINASEFE foram às ruas em defesa da educação sem mordaça e dos serviços públicos no dia 05/10
Publicado por Mário Júnior - Dom, 09 out. 2016 20:57
Na última quarta-feira (05/10) tivemos a realização de duas atividades de amplitude nacional: o Dia Nacional de Luta contra o PL "Escola Sem Partido" e o Dia Nacional de Luta Contra o Desmonte do Estado. Ambas as atividades contaram com a adesão das bases e Seções do SINASEFE, que participaram de atividades nos estados e no Distrito Federal.
Esses dias deram, ainda, sequência às recentes Jornadas de Lutas contra o governo Temer, que tiveram paralisações nacionais em 13, 22 e 29 de setembro e continuarão nestes dias 10, 11 e 12 de outubro, com a Jornada em Brasília-DF e nos estados contra a PEC 241/2016.
Giro pelo país
Vamos ao resumo dos principais atos e atividades pelo país com participação das bases do SINASEFE:
  • Seção Águas Lindas de Goiás-GO: com o campus Águas Lindas ocupado por estudantes, a base da nossa mais nova Seção visitou os campi do IFG de Luziânia e Valparaíso de Goiás. Pela manhã, em Luziânia, houve uma atividade sobre a reforma do ensino médio e a previsão de cortes de gastos indicada pela PEC 241/2016. E pela tarde, em Valparaíso, uma ação semelhante, com a peculiaridade de que - como os servidores do campus não possuem organização sindical - houve uma troca de experiências para a formação da Seção Valparaíso. No dia 6, em assembleia da categoria, a Seção Águas Lindas aprovou greve por tempo indeterminado. No dia 10, em Valparaíso, deve acontecer a assembleia para fundação da Seção.
  • Brasília-DF: houve mobilização na capital federal desde as primeiras horas do dia, com concentração na tenda "Espaço do Servidor", na Esplanada dos Ministérios. O ato dos trabalhadores foi realizado no Anexo II da Câmara, que chegou a ter, por algumas horas, o auditório Nereu Ramos ocupado. Confira aqui o vídeo 1 e aqui o vídeo 2 com alguns fragmentos das manifestações. Confira aqui as fotos do ato na Câmara do dia 04/10 e aqui as fotos do ato na Câmara do dia 06/10, ambos com participação da Direção Nacional (DN) do SINASEFE.
  • Seção Concórdia-SC: os servidores da base do Sinasefe Concórdia participaram de um debate sobre os ataques do governo Temer aos trabalhadores.
  • CSP-Conlutas: em celebração ao Dia de Luta contra o PL "Escola Sem Partido", nossa Central Sindical e Popular lançou um especial no seu website em defesa da educação livre e sem mordaça. Confira-o aqui.
  • Seção IFMG: a base do Sinasefe IFMG participou de manifestações em três cidades: Formiga, Ouro Preto e Governador Valadares.
  • Seção IF Sul-RS: uma aula pública sobre o PL "Escola Sem Mordaça" foi realizada na parte da tarde, em Pelotas-RS. Outras cidades com bases da Seção IF Sul também tiveram mobilizações e debates com estudantes e servidores.
  • Seção Januária-MG: milhares de estudantes e servidores públicos foram às ruas para protestar contra a reforma do ensino médio, contra o PL "Escola Sem Partido" e contra a PEC 241/2016.
  • Seção Litoral-SC: os servidores do campus Abelardo Luz, do IF Catarinense, fizeram uma reunião.
  • Seção Natal-RN: no Rio Grande do Norte, os Dias de Luta Contra o Desmonte do Estado e Contra o "Escola Sem Partido" tiveram atividades em 13 campi e na reitoria do IFRN. Estudantes e servidores participaram de oficinas de confecção de cartazes, caminhadas, protestos, manifestações, palestras, rodas de conversas e exibições de vídeos sobre o PL "Escola Sem Partido", a PEC 241/2016 e vários outros ataques do governo Temer. Os campi Natal Zona Norte e Santa Cruz foram ocupados pelo movimento estudantil.
  • Seção Palmas-TO: a base do Sinasefe Palmas da cidade de Gurupi participou de um grande ato pelas ruas do município, que tinha como principais pautas a luta contra a reforma do ensino médio e contra o congelamento de verbas para os serviços públicos por 20 anos - que será promovido caso a PEC 241/2016 seja aprovada.
  • Seção Pimenta Bueno-RO: o Sinasefe Pimenta Bueno realizou panfletagens com material elucidativo sobre a PEC 241/2016 em escolas, órgãos e empresas públicas, indo também em municípios próximos (Cacoal e Espigão D'Oeste).
  • Recife-PE: na capital pernambucana aconteceu uma reunião de organização e articulação da Frente Estadual Escola Sem Mordaça.
  • Seção Santa Inês-BA: estudantes, pais e servidores participaram de um debate sobre o PL "Escola Sem Partido" e sobre a reforma do ensino médio proposta por Michel Temer.
  • Seção Senhor do Bomfim-BA: os servidores do campus Senhor do Bomfim do IF Baiano participaram de uma atividade similar à realizada no campus Santa Inês.
  • Sessev-RS: os servidores do campus São Vicente do Sul do IF Farroupilha participaram, mesmo embaixo de chuva de granizo, de uma manifestação em defesa dos serviços públicos que percorreu as ruas da cidade. Após o ato, um debate sobre os ataques do governo Temer (reforma do ensino médio, PL da mordaça e PEC 241/2016) foi realizado com os estudantes e trabalhadores presentes. O Dia de Luta terminou com uma ocupação estudantil no campus do IF Farroupilha.
  • Sintef-PB: em Campina Grande, a base do IFPB paralisou suas atividades e participou de um debate sobre o PL "Escola Sem Partido". Na capital, João Pessoa, houve exibição de documentário e debate sobre a mesma temática.
  • Sintietfal-AL: em Alagoas, estudantes e servidores do IFAL tiveram atividades em vários campi. Em Maceio, no dia 04/10, foi realizado um bate-papo sobre a Lei da Mordaça (já aprovada em âmbito estadual pela Assembleia Legislativa). Penedo também debateu a Lei da Mordaça, mas já no dia 05/10. Santana do Ipanema realizou assembleia municipal e ratificou o estado de greve da base. Os campi de Satuba, Coruripe e Piranhas foram paralisados pelo movimento estudantil.
  • Sintifrj-RJ: a base do IFRJ paralisou suas atividades e realizou uma assembleia geral na escadaria da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, aprovando o estado de greve da Seção.
  • Seção Uberlândia-MG: em Ituiutaba, os servidores do IFTM participaram de um grande ato contra o governo Temer e seus ataques. Confira aqui um vídeo curto da manifestação.
Ocupações estudantis
Vale destacar, também, as ocupações dos estudantes organizados pela Fenet nas unidades de ensino da nossa Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), que estiveram em luta nos campi do:
  • IF Farroupilha, em São Vicente do Sul-RS;
  • IF Goiás, em Águas Lindas de Goiás-GO;
  • IF Mato Grosso, em Confresa-MT;
  • IF Rio Grande do Norte, em Natal-RN (campus Zona Norte) e Santa Cruz-RN.
Imagens
Confira aqui as fotos das atividades das nossas bases nos Dias Nacionais de Luta Contra o PL "Escola Sem Partido" e Contra o Desmonte do Estado.
O álbum que preparamos, com a colaboração das bases, possui 104 fotos.
Próxima paralisação
A próxima paralisação nacional contra os ataques do golpista Temer já tem data marcada: será no dia 25 de outubro, com convocação do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasef) e das principais Centrais Sindicais do Brasil.
Em breve lançaremos uma matéria completa com mais informações sobre este novo Dia de Luta e Paralisação.

Greve Geral
A Greve Geral da classe trabalhadora, que está sendo construída a partir desse movimento de paralisação e mobilização nacional, deve sair na primeira quinzena de novembro.
O dia 09/11 foi tomado como data referencial para a deflagração desse movimento paredista no país.

Estado de greve
O estado de greve das bases do SINASEFE, sobre o qual a 144ª PLENA lançou consulta, está aprovado, até o momento, em 18 Seções. Uma Seção (Águas Lindas de Goiás) está com greve aprovada e deflagrada. O quadro atual que possuímos é o seguinte:

Seções com estado de greve aprovado
Seção já em greve
  • Águas Lindas de Goiás-GO
Seções com assembleias a realizar para debater o tema
Mobilizações/paralisações anteriores
Última atualização em Seg, 10 out. 2016 00:09