Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
144ª PLENA: debate de conjuntura e seus encaminhamentos são os destaques do primeiro dia
Publicado por Mário Júnior - Sáb, 17 set. 2016 22:25

Começou hoje (17/09) a 144ª Plenária Nacional do SINASEFE, que terá atividades até amanhã (18/09) no San Marco Hotel, em Brasília-DF. O fórum debateu a conjuntura política atual e o calendário de lutas do nosso Sindicato, além dos informes das Seções e da Direção Nacional (DN).


Manhã

A abertura do evento aconteceu às 10 horas, realizada pelos coordenadores gerais Fabiano Faria e Williamis Vieira e pela secretária-adjunta de Políticas Educacionais e Culturais Giane Carvalho. Em seguida, veio a aprovação da pauta, na qual dois novos pontos foram adicionados: os encaminhamentos do 13º Encontro Nacional de Assuntos de Aposentadoria e Seguridade Social (ENAASS) e os encaminhamentos dos GTs de Políticas Educacionais e Culturais e de Identidade de Gênero e Orientação Sexual, Raça, Etnia e Trabalho Infantil.

Com a pauta aprovada, vieram os tradicionais informes das Seções Sindicais e, logo depois, os informes da DN, encerrando o turno matutino da Plenária. As inscrições dos delegados e observadores e a abertura da creche para os filhos dos sindicalizados iniciaram seus trabalhos às 8 horas.

Credenciamento

43 Seções Sindicais enviaram representantes à 144ª PLENA, na qual tivemos 84 delegados e 61 observadores inscritos, totalizando 145 participantes. Nenhuma pendência foi apresentada pela comissão de credenciamento.


Tarde e noite

Pela tarde tivemos, inicialmente, um informe da Comissão Nacional Docente (CND), no qual a professora do IFSC, Elenira Vilela, apresentou as ameaças contidas no PL 4850/2016 e na Lei 13334/2016, que versam sobre o teste de integridade (10 medidas anticorrupção) e sobre privatizações. Confira aqui os slides utilizados na apresentação de Elenira.

Depois veio a mesa de conjuntura, que ocupou todo o restante do tempo da PLENA, na qual membros das cinco chapas inscritas no 30º CONSINASEFE e que compõem hoje a DN do nosso Sindicato fizeram as falas iniciais. Fabiano Faria (professor do IFRJ) representou a chapa "Avançando na Luta e na Unidade". Ariovan Martins (professor da EPCAR) representou a chapa "Sinasefe Para Lutar". Magda Furtado (professora do Colégio Pedro II) representou a chapa "Fórum Classista". Giane Carvalho (professora do IFSC) representou a chapa "O Nosso Partido é a Base". E Paulo Henrique Porto (professor do IFSC) representou a chapa "Avançando na Luta e na Democracia".

Após a abertura dos representantes das chapas e as intervenções dos participantes da Plenária, vieram as votações dos encaminhamentos propostos, nos quais tivemos aprovados, dentre outros temas:

  • a reafirmação do "Fora Temer";
  • a participação nas paralisações nacionais de 22 e 29 de setembro, esta última ao lado dos metalúrgicos;
  • a construção da greve geral da classe trabalhadora na segunda quinzena de outubro;
  • indicar às bases a discussão do estado de greve do SINASEFE para que o mesmo possa ser referendado na 145ª PLENA;
  • o apoio às frentes nacionais e estaduais do movimento "Escola Sem Mordaça".

Em breve, quando os encaminhamentos completos da 144ª PLENA forem sistematizados pela DN, disponibilizaremos todos os itens aprovados aqui em nosso site.

Amanhã

Neste domingo (18/09) os debates serão reabertos pontualmente às 8 horas com os pontos de pauta do 31º CONSINASEFE, dos encaminhamentos do último GT Carreira e dos encaminhamentos do 13º ENAASS.


Cobertura

A transmissão ao vivo da Plenária em vídeo não foi disponibilizada neste fórum, mas o evento foi gravado e este primeiro dia de atividades está em nosso canal do YouTube.

Assista aqui o vídeo com a íntegra dos debates.

Confira abaixo as peças da cobertura ao vivo em nossas redes sociais:

Conteúdo relacionado

Última atualização em Seg, 17 out. 2016 13:19