Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
Cursos Educação e Sociedade encerram GTs do SINASEFE
Publicado por Mário Júnior - Sex, 16 set. 2016 20:48
Os cursos "Educação e Sociedade", realizados em simultâneo na tarde desta sexta-feira (16/09), encerraram as atividades dos Grupos de Trabalho (GTs) de Políticas Educacionais e Culturais e de Identidade de Gênero e Orientação Sexual, Raça, Etnia e Trabalho Infantil do SINASEFE, que aconteceram ontem (15/09) e hoje (16/09) no San Marco Hotel, em Brasília-DF.

Os cursos
Com os temas educação e sociedade, os cursos foram ministrados ao mesmo tempo pelo professor Ricardo Scopel Velho, do Instituto Federal Catarinense (IFC). Giane Carvalho, secretária-adjunta da Pasta de Políticas Educacionais e Culturais do SINASEFE, foi responsável pela coordenação dos trabalhos.
Ricardo Velho fez uma longa análise estruturada na história da educação (padrão de escola no Brasil, padrão da escola superior e funções da educação profissionalizante); na escolarização e socialização política; no ambiente em que os ideais burgueses foram revolucionários e quando se tornaram contra-revolucionários; e na conjuntura atual (entrada e saídas da crise - desemprego, subemprego, terceirizações, corte direitos etc).
O papel dos sindicatos - e do SINASEFE - na luta de classes e a capacidade de leitura das direções sindicais em relação aos anseios reais de suas bases foi abordado pelo professor, que ressaltou a importância do uso de estratégias corretas para mobilizações eficazes das bases.
Assim como nas três mesas dos GTs, após a apresentação inicial que foi feita as bases presentes no evento puderam deixar suas contribuições e questionamentos, os quais foram respondidos nas considerações finais do palestrante.

Veja também
Confira aqui os 38 slides utilizados na apresentação de Ricardo Velho nos cursos "Educação e Sociedade".

Encerramento
Após os cursos, uma nova mesa foi formada, com as diretoras do SINASEFE Cátia Farago e Giane Carvalho, na qual foram lidos os encaminhamentos e as moções enviadas pelos GTs à nossa 144ª Plenária Nacional.

Os GTs
Ambos os Grupos aconteceram simultaneamente ontem (15/09) e hoje (16/09), na capital do país. Eles precederam a 144ª PLENA, que será realizada neste final de semana (17 e 18/09).
Antes dos cursos "Educação e Sociedade", tivemos três mesas de discussão: "'Escola Sem Partido' e a ameaça ao fazer educacional" (manhã de 15/09), "Gênero, identidade e movimentos feministas" (tarde de 15/09) e "Identidade e resistência negra e indígena" (manhã de 16/09).
Certificados com carga horária de 16 horas foram entregues aos participantes que comprovaram frequência nas atividades dos GTs.
Relembre aqui as programações completas dos GTs e aqui a da Plenária Nacional.

Vídeo
Confira aqui o vídeo do segundo dia dessa edição dos GTs de Políticas Educacionais e Combate às Opressões.

Ao vivo
Relembre aqui a peça da cobertura ao vivo dos cursos publicada em nossas redes sociais.

Conteúdo relacionado
Última atualização em Qua, 05 out. 2016 15:03