Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
Reunião Ampliada do Fonasef aponta construção de Greve Geral contra o governo Temer
Publicado por Mário Júnior - Dom, 14 ago. 2016 04:01

A quinta Reunião Ampliada do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasef) da Campanha Unificada 2016 debateu os ataques do governo Temer ao funcionalismo federal e ao conjunto da classe trabalhadora, sendo enfática em seu prognóstico: é necessário construir uma Greve Geral para barrar os ataques e o golpe.

O evento aconteceu na última quarta-feira (10/08), no auditório do Sindsep-DF, na capital federal, reunindo 191 servidores de 15 entidades diferentes: Andes-SN, Asfoc-SN, Assibge-SN, CNTSS, Condsef, CSP-Conlutas, CTB, CUT, Fasubra, Fenadados (como observadora), Fenajufe, Fenasps, Sinait, Sinal e o nosso SINASEFE NACIONAL.


Conjuntura

Na parte da manhã aconteceu a mesa de análise de conjuntura, que teve como palestrantes os representantes das centrais sindicais que compõem o Fonasef: Atnágoras Lopes, da CSP-Conlutas, João Paulo "JP", da CTB, e Pedro Armengol, da CUT.

Os discursos registraram preocupações quanto ao avanço do golpe de estado de Temer e dos seus ataques aos direitos dos servidores, sobretudo com as aprovações do substitutivo do PLP 257/2016 (na madrugada daquela quarta-feira, 10/08) e da admissibilidade da PEC 241/2016 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) - ambos na Câmara dos Deputados.

As falas dos palestrantes reforçaram, ainda, o entendimento de que se esses dois ataques prosperarem, restará pouco do serviço público para ser defendido e para atender a população brasileira.

Juntando-se a isso o fato de que as reformas previdenciária e trabalhista começaram a ganhar forma, e ainda temos em curso outros ataques frontrais como a aprovação das terceirizacões e do "acordado sobre o legislado", que maximizarão a exploração capitalista e ameaçam retroceder a qualidade de vida dos trabalhadores em várias décadas.

Neste sentido, os representantes das três centrais defenderam a unidade da classe trabalhadora para a construção de uma Greve Geral contra o governo Temer - que terá seu "primeiro capítulo" no próximo dia 16, com o Dia Nacional de Mobilizações, Paralisações e Protestos.


Encaminhamentos

Pela tarde, após o intervalo destinado ao almoço dos participantes, as entidades presentes expuseram as sínteses políticas aprovadas em suas respectivas bases, condensando todos os discursos nos encaminhamentos consensuais do Fonasef para o próximo período de embates contra o governo. Os principais deles foram:

  • Necessidade de mobilizações mais intensas para enfrentamento do governo Temer;
  • Priorizar a participação nas atividades do dia 16 de agosto;
  • Construção de jornadas de lutas e mobilizações em conjunto aos servidores dos funcionalismos municipal e estadual;
  • Indicativo de acampamento em Brasília-DF contra os ataques do governo Temer;
  • Participação nas Frentes Estaduais contra o Projeto "Escola Sem Partido";
  • Repúdio ao Ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP-PR), pelo ataque ao SUS com os Grupos de Trabalho para elaboração de planos de saúde populares;
  • Repúdio ao Deputado Federal Nelson Marchezan Júnior (PSDB-RS), por ter chamado os servidores públicos de "vagabundos" durante a sessão da CCJ de 9 de agosto.

Relatório

Confira o resumo completo dos debates, as moções e os encaminhamentos consensuados pelo Fonasef nesta Reunião Ampliada em sua integralidade: clique aqui para fazer o download do documento em formato PDF.

Próxima reunião

A próxima reunião do Fonasef acontecerá imediatamente após o Dia Nacional de Mobilizações, Paralisações e Protestos. Será em 17 de agosto (próxima quarta-feira), a partir das 14 horas, na sede do Andes-SN, em Brasília-DF. Confira aqui a convocatória para a reunião.


Fotos

Veja as imagens da Reunião Ampliada de 10 de agosto e relembre como foi o evento: clique aqui para ser redirecionado ao nosso álbum de fotos.


Representação do SINASEFE

A Direção Nacional (DN) do SINASEFE e diversas das nossas Seções Sindicais, dentre as quais as do IFES, IFMG, IFSC e Litoral-SC, marcaram presença no evento.

Fabiano Faria, Micilândia Pereira, Paulo Henrique, Paulo Reis e Xavier Filho foram os nossos diretores presentes na reunião.


Cobertura

Relembre como foi a nossa cobertura ao vivo nas redes sociais durante o evento. Confira as quatro peças:

Conteúdo relacionado

Última atualização em Dom, 14 ago. 2016 05:07