Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
9º Escime amplia protagonismo das bases das IFE Militares em nosso Sindicato
Publicado por Mário Júnior - Ter, 14 abr. 2015 12:40
Foi realizado em Barbacena-MG, entre os dias 10 e 12 de abril, o 9º Encontro dos Servidores Civis das Instituições Militares de Ensino (Escime), convocado em novembro de 2014 – durante a 127ª Plenária Nacional – e com sua data reafirmada em fevereiro deste ano, na 129ª PLENA.

SEDE

O evento teve como anfitriã nossa Seção Sindical Barbacena-MG, que organiza em sua base servidores lotados em uma IFE Militar (a Escola Preparatória de Cadetes do Ar – Epcar), e como sede o Hotel Miranelli.

PARTICIPANTES

46 servidores estiveram presentes no 9º Escime, representando 14 IFE Militares (Ciaba-PA, CM Brasília-DF, CM Juiz de Fora-MG, CM Porto Alegre-RS, CM Recife-PE, CM Salvador-BA, CM Santa Maria-RS, Eames-ES, ECE-MA, EEAR-SP, Epcar-MG, ETRB-PA, Fundação Ozório-RJ e Unifa-RJ) e de 11 estados diferentes (Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo).


INÍCIO DO ENCONTRO

Os debates foram bastante diversificados e divididos em três dias de atividades. Na noite de sexta-feira (10/04), a abertura teve as tradicionais saudações da Seção coorganizadora do Encontro e da Direção Nacional (DN) do SINASEFE, para em seguida encaminhar a primeira mesa do evento – a qual debateu a temática do assédio moral (tema frequente no ambiente das escolas e colégios militares) com as palestrantes Silvana Schuler Pineda (professora aposentada do Colégio Militar de Porto Alegre-RS) e Marinês Alchieri (advogada do Sinasefe Barbacena-MG).

A segunda mesa veio em seguida, com a denominação "Uma proposta pedagógica nas escolas militares: apresentação do livro literatura/leitura e produção textual no ensino médio" e palestra da docente Ione Vinhais, do Colégio Militar de Porto Alegre-RS.


SEGUNDO DIA DO 9º ESCIME

No segundo dia (11/04), os destaques ficaram com a mesa de conjuntura e a "escola de formação sindical" do SINASEFE. Na análise de conjuntura política, o técnico-administrativo Luiz Sergio Ribeiro, da direção do Sindscope-RJ, traçou um panorama das lutas da classe trabalhadora no país, focando nas ações dos Servidores Públicos Federais e das bases do SINASEFE NACIONAL, com um descritivo das principais ações realizadas nas décadas de 80, 90 (governos Collor e FHC), 2000 (chegada do PT ao governo federal) e – principalmente – nos últimos dois anos (2013 e 2014).

O "mestre-escola" Raimundo Dória, aposentado do Colégio Pedro II-RJ e tão conhecido dos nossos espaços políticos, fugiu por completo da "metodologia convencional" a qual estamos habituados e transformou sua palestra em uma uma "aula" sobre inclusão, apresentando inicialmente o método Braille aos participantes do Escime.

Em seguida, fez um paralelo das relações existentes entre o xadrez e o sindicalismo, mostrando como dentro do clássico jogo de estratégia/tabuleiro se encontra a história da humanidade. E depois dividiu o plenário em 12 grupos, organizando os trabalhadores por signos astrológicos e demonstrando a diversidade com que cada grupo concluiria uma tarefa simples: trocar uma lâmpada.

E concluindo a "aula da escola de formação sindical", houve leitura e debate de cinco textos, sobre os temas: a) direitos humanos; b) humildade; c) solidariedade; d) ética; e e) a justificativa da ação realizada.

No segundo dia também foram pauta do evento 1) o ofertamento do PCCTAE aos servidores das IFE Militares, que atualmente estão no PGPE; 2) a experiência da greve na Escola Tenente Rêgo Barros, em Belém-PA; e 3) o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) nas escolas militares; completando as sete mesas previstas na programação inicial do evento.


PLENÁRIA FINAL NO TERCEIRO DIA

Por fim, o 9º Escime realizou na manhã de domingo (12/04) sua plenária final, a qual debateu temas como a ampliação dos canais de comunicação entre os servidores civis das IFE Militares; a ilegalidade e ilegitimidade do Proifes em representar os trabalhadores das escolas/colégios militares; e a comissão para representar o SINASEFE junto ao Ministério da Defesa.

ENCAMINHAMENTOS

Todos os encaminhamentos serão remetidos à uma PLENA e podem ser conferidos em nosso site. Baixe aqui o arquivo com as resoluções do Encontro em formato PDF.


RELEMBRE

Quer relembrar das atividades e debates do 9º Escime? Confira as discussões em fotos, ponto por ponto, no evento público que foi aberto para divulgação e hoje registra a memória do Encontro:


10/04/2015 (sexta-feira)

11/04/2015 (sábado)

12/04/2015 (domingo)
Última atualização em Qua, 29 jun. 2016 00:28