Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
Últimos Pré-Encontros do II ENE: confira o resumo
Publicado por Mário Júnior - Ter, 14 jun. 2016 10:09
No dia 16 de junho, em Brasília-DF, terá início o II Encontro Nacional de Educação (ENE), que possui como tema "Contra o Ajuste Fiscal e a Dívida Pública - Por um Projeto Classista e Democrático de Educação". Durante as últimas semanas, foram realizados, em diversos estados brasileiros, Encontros Preparatórios Estaduais que armaram as discussões rumo ao II ENE.

AMAPÁ
No Amapá, o Encontro Preparatório ao II ENE foi realizado na Universidade Federal do Amapá (Unifap), na capital do estado, no dia 2 de junho. A etapa estadual contou com a participação de 130 pessoas, entre docentes, técnicos e estudantes da educação básica, ensino superior e institutos tecnológicos. Pela manhã, uma mesa foi realizada com o tema "O papel do II ENE na construção de um projeto alternativo de educação". De tarde ocorreu um painel com a representação das entidades a partir dos seis eixos temáticos do Encontro Nacional.

CEARÁ
No Ceará, o Encontro ocorreu no dia 8 de junho, no auditório central da Universidade Estadual do Ceará (Uece), e contou com a presença de docentes, técnicos, movimentos sociais, e estudantes. O evento começou com a mesa de abertura "Conjuntura e Educação". No período da tarde, os participantes se dividiram em Grupos de Trabalho (GT) para debater propostas que serão encaminhadas ao II ENE, como contribuição do Encontro Estadual. À noite foi realizada a mesa de encerramento com o mesmo tema do II ENE: "Por um Projeto Classista e Democrático de Educação, Contra o Ajuste Fiscal e a Dívida Pública".
O SINASEFE NACIONAL foi representado no espaço pela diretora Cristiane Oliveira. Clique aqui para conferir o álbum de fotos do Encontro Preparatório e aqui para ler o relatório completo da atividade.
ESPÍRITO SANTO
Já no Espírito Santo, o Encontro ocorreu em duas etapas: a primeira nos dias 17 e 18 de maio, e a segunda no dia 7 de junho, ambas na cidade de Vitória-ES. Em cada etapa, houve debate de três eixos do ENE, seguidos de GT. Os debates da etapa capixaba também trouxeram motivação aos presentes para criar o Fórum Estadual em Defesa da Escola Pública.

GOIÁS
Goiânia-GO recebeu o Encontro Preparatório no dia 4 de junho, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Estiveram presentes docentes, técnicos e estudantes. A primeira mesa realizada foi sobre análise de conjuntura, seguida de debate, e, à tarde, discussão dos eixos do II ENE.

MARANHÃO
No Maranhão, o Encontro Preparatório foi realizado no dia 7 de junho. Mais de 150 pessoas entre docentes; técnico-administrativos; estudantes da educação básica, técnica e tecnológica e de ensino superior; e ainda representações de diversos sindicatos estiveram presentes. Uma mesa de conjuntura foi realizada e, em seguida, uma discussão geral em torno dos eixos do II ENE.

PARAÍBA
Na Paraíba, docentes, técnicos e estudantes do ensino superior das universidades federais e estaduais do estado, além de representantes de comunidades quilombolas e indígenas, participaram do encontro preparatório no dia 21 de maio. Pela manhã houve uma palestra com representantes da Auditoria Cidadã da Dívida sobre a relação entre a dívida pública e a precarização da educação. De tarde, GT foram formados para discutir os eixos do II ENE.

PIAUÍ
No Piauí, o Encontro ocorreu no dia 3 de junho, com a participação mais de 300 pessoas entre trabalhadores e estudantes. Uma mesa sobre análise de conjuntura foi realizada pela manhã, seguida de debates sobre os eixos do II ENE. À tarde foram realizados GT e à noite a plenária final.

ORGANIZAÇÃO DO II ENE
Às portas do seu início, que acontece daqui a menos de 48 horas, a Comissão de Organização do II ENE está a todo vapor com os trabalhos em Brasília-DF.
Hoje (14/06) o grupo se reuniu, na sede do Andes-SN, para definir os últimos detalhes sobre infraestrutura, finalização das inscrições e o itinerário do ato de abertura, no próximo dia 16 - que unificará os lutadores da Educação com outros setores, como os do Serviço Público Federal (SPF).
Confira aqui fotos da reunião da tarde de hoje, que contou com a participação de cinco representantes do SINASEFE NACIONAL: Cristiane Oliveira, Elizabeth Dau, Marcos Silva, Ronaldo Naziazeno e Weliton Cley.
Já ontem (13/06), os diretores do SINASEFE Cátia Farago, Cristiane Oliveira, Paula Oliveira e Silvio Rotter foram até o campus Estrutural do Instituto Federal de Brasília (IFB) para dialogar com a direção do campus sobre a cessão do espaço físico do mesmo para alojamento dos participantes do II ENE - o que foi conseguido por nossos representantes.
Veja aqui o álbum de fotos da reunião de ontem no campus Estrutural do IFB.

SERVIÇO
II Encontro Nacional de Educação (ENE) - mais de 2.700 inscritos!
Data: 16 a 18 de junho de 2016
Local: Universidade de Brasília (UnB) - campus Darcy Ribeiro - Brasília-DF

CONTEÚDO RELACIONADO

*Matéria com informações do Andes-SN e do blog do II ENE.

Última atualização em Ter, 14 jun. 2016 18:33