Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
Nota de falecimento: Clodomir de Morais, presente!
Publicado por Ascom Sinasefe - Seg, 28 mar. 2016 09:28

alt

Com pesar o SINASEFE comunica a perda do valoroso e combativo militante baiano Clodomir Santos de Morais, o último dirigente das Ligas Camponesas do Brasil. Falecido na última sexta (25/03) em sua cidade natal, Santa Maria da Vitória-BA, vítima de uma parada cardíaca, uma das complicações de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) sofrido no mês de novembro passado, Clodomir dedicou sua vida (acadêmica, profissional e política) às causas comunistas. Autor de mais de 40 obras, ficou conhecido também por atuar com organismos internacionais em países da América Latina em assuntos da reforma agrária e desenvolvimento rural.

Morais foi um militante comunista e assistente do Trabalho Militar das Ligas Camponesas, acompanhando seus vários Dispositivos Militares do Maranhão ao estado de Goiás. Foi eleito deputado estadual de Pernambuco pelo PCB em 1956, mas teve seus direitos políticos cassados e passou 15 anos no exílio. Neste período tornou-se conselheiro regional da Organização das Nações Unidas (ONU) para a América Latina em assuntos de reforma agrária e desenvolvimento rural. Foi também conselheiro das agências OIT, Pnud e FAO das Nações Unidas. Atuou em Honduras, México, Nicarágua e Portugal, dirigindo projetos de capacitação no campo.

Ao retornar do seu exílio em 1979, foi professor da Universidade de Brasília (UNB) e aí fundou o Instituto de Apoio Técnico aos Países do Terceiro Mundo (IATTERMUND), de onde se preparam e levam à prática projetos, baseados no seu método (Capacitação Massiva em Organização Autogestionária, também conhecido por Laboratório Organizacional ou Experimental), com uma equipe multidisciplinar, com técnicos da América, Europa e África, até os dias de hoje, seu método de capacitação massiva segue vigente, atual.

O SINASEFE lamenta a morte do companheiro solidarizando-se com familiares e amigos. Destacamos ainda que seu legado para a reforma agrária e para com a luta por um mundo melhor será para sempre lembrado. Clodomir Santos de Morais: Presente!


Leia mais sobre a trajetória de Clodomir:

Nota de Falecimento Fundação Universidade Federal de Rondônia

O Professor Clodomir Morais concluiu o bom combate

Morre ex-deputado Clodomir Morais

Última atualização em Seg, 28 mar. 2016 11:17