Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
Apresentação de teses e reuniões dos Coletivos finalizam segundo dia do 30º CONSINASEFE
Publicado por Mário Júnior - Sáb, 19 mar. 2016 22:19
alt
A tarde e a noite deste sábado (19/03), segundo dia do 30º CONSINASEFE, foi marcada por uma atividade de plenário e duas atividades segmentadas em grupos de discussão. A primeira atividade foi a plenária de apresentação das teses do Tema I, que aconteceu no auditório central do evento. A segunda, os grupos de discussão dessas teses, que se dividiram em 10 salas. E, por fim, as reuniões dos Coletivos Políticos das bases do SINASEFE, que também aconteceram em espaços diferenciados para cada um dos grupos.

APRESENTAÇÃO DAS TESES
Em plenário, na parte da tarde, houve a apresentação das teses do Tema I do Congresso Eleitoral: "Crise de que e para quem?". No total, cinco das 18 teses inscritas e publicadas no Caderno de Teses foram apresentadas por seus autores e signatários:
  • Tese 3 - A greve foi necessária, agora precisamos reorganizar a categoria para a continuidade da luta;
  • Tese 6 - Construir a unidade dos trabalhadores para superar a ofensiva do atraso;
  • Tese 7 - Crises econômica e política: os sentidos da crise sistêmica do capitalismo e as tarefas dos lutadores na construção da unidade da classe trabalhadora;
  • Tese 16 - Resistir aos ataques e, nas lutas, construir uma alternativa classista dos trabalhadores, da juventude e do povo pobre;
  • Tese 17 - Trabalhadores avante! Não tomaremos no "Cunha".
Em seguida às exposições, o plenário se dividiu em 10 grupos de discussão.

GRUPOS
Os grupos de discussão aprofundaram entre os participantes do Congresso o conteúdo das teses, fazendo votações sobre seus pontos e encaminhamentos, com a finalidade de filtragem das principais propostas para deliberações mais precisas pelos delegados em plenário. A plenária específica do 30º CONSINASEFE que avaliará os relatórios desses grupos de discussão ainda será realizada.
Após os debates dos grupos, foi servido o jantar dos participantes do evento.

COLETIVOS
Pela noite, foram realizadas as convenções dos Coletivos Políticos do SINASEFE NACIONAL. Nestes espaços, os seis coletivos hoje existentes em nossas bases fizeram suas discussões e apresentações, formalizando - principalmente - suas formas de participação nas eleições que acontecerão amanhã (20/03) e elegerão a nova Direção Nacional (DN), o Conselho Fiscal e a Comissão de Apuração Prévia para o biênio 2016-2018.

O QUE SÃO OS COLETIVOS?
Os coletivos nada mais são do que a forma de organização dos grupos políticos no interior do SINASEFE. São eles que formam as chapas e conduzem politicamente o Sindicato Nacional.
Qualquer sindicalizado pode participar das suas reuniões, ingressar em algum deles, trocar de coletivo ou mesmo agrupar outras pessoas e formar um novo coletivo. Não há uma estrutura rígida ou "filiação" formal obrigatória aos mesmos.
O SINASEFE conta atualmente com seis coletivos. São eles: Fórum Classista, Movimento Ético Independente (MEI), Movimento dos Inconfidentes (MI), Pão e Rosas, Sinasefe Para Lutar (SPL) e Unidos Pela Base.

O CONSINASEFE HOJE
COBERTURA
A cobertura ao vivo do 30º CONSINASEFE pode ser vista em vídeo ao vivo no nosso canal do YouTube e nas publicações aqui em nosso site e/ou em nossos perfis de redes sociais (Facebook, Evento Público, Google+, Instagram e Twitter), além de atualizações nos álbuns de fotos.

SOBRE O CONGRESSO...
Última atualização em Dom, 20 mar. 2016 08:47