Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
Após longa disputa, Sintietfal-AL volta a ter gestão legalmente eleita
Publicado por Mário Júnior - Seg, 07 mar. 2016 16:12
alt
Enfim, acabou a espera: após mais de três anos de disputas políticas e jurídicas, o Sintietfal-AL - Seção Sindical dos servidores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - voltou a ter uma diretoria legalmente eleita por sua base. O processo eleitoral, realizado sob intervenção judicial, teve uma chapa inscrita e foi realizado em 26 de fevereiro, em Maceió-AL. O grupo eleito foi empossado no dia 29 de fevereiro.

RECONSTRUÇÃO SINDICAL
A nova direção assume o mandato, que será de três anos (2016 a 2018), tendo por prioridade em seu discurso a reconstrução do sindicato. "Estamos concretizando um desejo dos servidores em ter o sindicato de volta para a luta. Desde 2012 lutamos para que esse dia acontecesse e uma nova gestão pudesse ter o reconhecimento político e jurídico para resgatar a credibilidade da entidade", afirmou Hugo Brandão, novo presidente do Sintietfal-AL.

POSSE E PROCESSO INTERVENTÓRIO
O Juiz do Trabalho, Francisco Tavares Noronha Neto, foi o responsável por reabrir o sindicato, conferir posse aos novos diretores e passar as chaves da sede para a gestão "Avançar nas Conquistas e na Reconstrução Sindical", que conduzirá o Sintietfal-AL no próximo triênio.
Segundo ele, a intervenção da Juíza Alda Barros, à época titular da 3ª Vara, foi fundamental para a concretização das eleições. "Eu acredito que esse foi um momento muito importante para a categoria por estarmos devolvendo o seu sindicato. Apesar de ter sido por meio de uma intervenção - infelizmente e relutantemente necessária -, tivemos um processo legítimo com uma chapa eleita pelos servidores. Agora, o sindicato está em condições de prosseguir com uma direção legitimada", disse Noronha.
Os diretores do Sindjus-AL, Paulo Falcão, Américo Sampaio e Dora Castro, responsáveis pela condução do processo eleitoral, estiveram presentes na cerimônia de posse e parabenizaram os diretores eleitos, com a certeza de que estes conduzirão a entidade no caminho da luta por direitos. "Com uma eleição feita democraticamente, a categoria tem reestabelecida sua instância de deliberação para que consiga se unificar às demais lutas dos trabalhadores do serviço público e privado, e vencer os desafios em nossa realidade: combater essa recessão e o ajuste fiscal, que impõem mais prejuízos à classe trabalhadora", defendeu o coordenador geral do Sindjus-AL, Paulo Falcão.

SITUAÇÃO DO SINDICATO
Os diretores eleitos, ao entrarem na sede do Sintietfal-AL, registraram a situação da entidade, cuja responsabilidade estava sob guarda da gestão 2009-2012. Marcada pelo abandono, foi perceptível a ausência de computadores, impressoras, ar-condicionado, materiais de escritório, entre outros.
Os documentos do Sintietfal-AL, não encontrados durante a busca e a apreensão ordenada pela Juíza Alda Barros, em dezembro de 2015, foram descobertos amontoados na laje do prédio. A sujeira e a bagunça impuseram que a primeira reunião da diretoria acontecesse fora do prédio.
A nova gestão já deu, entretanto, soluções para que a sede voltasse a ter condições de funcionamento. E já realizou uma assembleia, no último dia 4 (sexta-feira), que pautou a luta pelas 30 horas para os técnico-administrativos, a eleição de delegados ao 30º CONSINASEFE, a contratação de uma empresa de auditoria para apurar o aconteceu com o patrimônio no sindicato, dentre outros pontos.

CARTA PROGRAMA
A nova diretoria do Sintietfal-AL, que inscreveu chapa com nome "Avançar nas Conquistas e na Reconstrução Sindical", pautou em sua carta programa propostas de auditação das contas da entidade, realização de congresso estatuinte, formação sindical para a base e resolução de pendências - dentre as quais a retirada da carta sindical.
Veja aqui o documento que foi apresentado durante a eleição na íntegra.

CONFIRA TAMBÉM
MATÉRIAS RELACIONADAS AO SINTIETFAL-AL NO PERÍODO:
Última atualização em Ter, 08 mar. 2016 10:34