Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
Base dá novos passos rumo à renovação da Seção Sindical do IF Sergipe-SE
Publicado por Mário Júnior - Sex, 26 fev. 2016 20:17
Os servidores do Instituto Federal de Sergipe (IFS) deram, nesta sexta-feira (26/02), novos passos rumo à retomada da Seção Sindical do SINASEFE daquela base. Em assembleia geral da categoria, que foi realizada pela manhã na sede do Sindprev-SE, em Aracaju-SE, e contou com mais de 90 presenças, foi aprovado o novo Regimento Interno da Seção, o Código Eleitoral para eleição da próxima diretoria, e as datas e prazos do pleito sindical.

As chapas concorrentes poderão se inscrever, junto à Comissão Eleitoral aprovada na assembleia e à Comissão eleita pela 139ª PLENA, no período de 7 a 11 de março. E a eleição será realizada no dia 13 de abril.

A ASSEMBLEIA
O fórum de base marcado para hoje (26/02) ocorreu em clima de tranquilidade e com ampla participação dos trabalhadores. Episódios de violência, intimidação e tentativa de tumulto, infelizmente registrados na assembleia de 1º de fevereiro, não se repetiram no decorrer deste fórum.
O primeiro ponto da assembleia foi o de informes, que contou com a saudação da Direção Nacional (DN) do SINASEFE, representada no espaço por três diretores.
Uma tentativa de deslegitimação do fórum foi registrada, mas rapidamente afastada nas intervenções da diretoria provisória e da Assessoria Jurídica Nacional (AJN) do SINASEFE - também presente na assembleia.
Após os informes, veio o debate sobre o Regimento Interno da Seção, que foi reformulado por uma Comissão designada na assembleia anterior para deixar o regramento mais democrático. Com uma série de votações sobre os pontos destacados pelo plenário, o documento teve sua reforma aprovada pela base.
Em seguida, como terceiro ponto de pauta, veio o debate sobre o Código Eleitoral. O documento, apresentado pela Comissão eleita na 139ª PLENA, seguiu o mesmo rito do Regimento Interno e teve sua aprovação referendada pelos presentes.
Foram eleitos, em seguida, três membros para a Comissão Eleitoral e ainda aprovado o calendário do pleito: as inscrições das chapas serão aceitas no período de 7 a 11 de março e a votação pela base será realizada em 13 de abril.
Por fim, no quarto e último ponto de pauta, foram realizadas duas eleições: de delegados para o 30º CONSINASEFE (que será realizado de 18 a 21 de março) e para a 141ª PLENA (que será realizada em 17 de março) - ambos os eventos ocorrerão em Brasília-DF.
Dois delegados virão à Plenária Nacional e 17 ao Congresso Eleitoral do nosso Sindicato. As eleições dos representantes sergipanos ocorreram em chapa única e por aclamação dos servidores presentes - 89 assinaram as listas de presença da assembleia e dois servidores, por defenderem a manutenção da antiga gestão, se negaram a assinar a frequencia, mesmo se fazendo presentes ao fórum e exercendo o direito de voz.

ACOMPANHAMENTO DO SINASEFE
O fórum de base foi acompanhado de perto pelo SINASEFE NACIONAL e pela diretoria provisória da Seção Sindical do IF Sergipe-SE - eleita no último dia 1º de fevereiro.
Além dos trabalhadores do IFS, estiveram presentes na assembleia a Comissão eleita pela 139ª PLENA (Catia Farago, Evaldo Gonçalves, Marcia Raquel, Nivaldo Cesário, William Carvalho e Williamis Vieira), três membros da DN (Carlos Magno, David Lobão e Jailson Cardozo), o advogado da AJN (Valmir Floriano) e o assessor de comunicação do SINASEFE NACIONAL (Mário Júnior).

IDA À REITORIA DO IFS
No início da tarde, representantes da Comissão da 139ª PLENA, da DN do SINASEFE e da diretoria provisória da Seção do IF Sergipe-SE, foram até a reitoria do IFS para protocolar um ofício endereçado ao reitor do Instituto, Ailton Ribeiro. O documento visa viabilizar suporte à atuação da diretoria provisória da Seção.
IDA À SEDE DA SEÇÃO SINDICAL
Em seguida à entrega do ofício na reitoria, o mesmo grupo se dirigiu à sede da Seção Sindical para entregar outro documento com finalidade semelhante ao que foi apresentado ao reitor - viabilização da atuação da diretoria provisória. Contudo, mesmo em horário comercial de um dia útil, a sede encontrava-se com suas portas fechadas e o documento não pôde ser protocolado nesta oportunidade.
REUNIÃO PREPARATÓRIA
Na noite de 25 de fevereiro, antes da assembleia e dos demais eventos desta sexta-feira, uma reunião preparatória para o fórum foi realizada nas dependências do IFS. O espaço serviu como um momento para nivelamento de entendimentos e esclarecimentos gerais, sendo estes prestados à base presente pela Comissão da 139ª PLENA, AJN e DN do SINASEFE.Cerca de 20 trabalhadores estiveram presentes no espaço.

FOTOS
Confira os álbuns de fotos dos eventos cobertos em Aracaju-SE por nossa assessoria de comunicação nos dias 25 e 26 de fevereiro:
COBERTURA AO VIVO
Relembre das peças publicadas na cobertura ao vivo, em nossas redes sociais, durante a assembleia dos servidores do IFS:
ENTENDA O CASO
Após a chegada ao SINASEFE NACIONAL de denúncias sobre possíveis irregularidades no processo de eleição da nova gestão da Seção Sindical do IF Sergipe-SE, a 133ª Plenária Nacional instituiu uma Comissão de Ética para avaliar as alegações e emitir um parecer sobre a situação.
O relatório final desta Comissão de Ética foi apresentado e aprovado por unanimidade na 139ª Plenária Nacional, em 13 de dezembro de 2015. O documento indicava a ocorrência de irregularidades e apontava para a destituição da gestão eleita, com a realização de um novo pleito.
Uma Comissão, com três membros titulares (Cátia Farago, William Carvalho e Williamis Vieira) e três suplentes (Evaldo Gonçalves, Marcia Raquel e Nivaldo Cesário), foi formada para este fim na 139ª PLENA e, desde então, tem conduzido o processo de transição sob a supervisão da DN do SINASEFE.
Uma primeira assembleia de base foi realizada em 1º de fevereiro, na sede do IFS, com a eleição de uma diretoria provisória e destituição da direção anterior. E nesta sexta-feira (26/02) os trabalhos de transição tiveram continuidade, com a reforma do Regimento Interno da Seção, a aprovação do Código Eleitoral, a eleição de uma Comissão Eleitoral, o agendamento dos prazos para inscrição de chapas e da data do pleito sindical.

LEIA TAMBÉM
Última atualização em Dom, 06 mar. 2016 15:21