Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
Curso de Formação Política do nordeste foi realizado de 18 a 20/12, em Natal-RN
Publicado por Mário Júnior - Seg, 21 dez. 2015 14:07

A pasta de Formação Sindical da Direção Nacional (DN) do SINASEFE promoveu de 18 a 20 de dezembro seu quinto e último Curso de Formação Política, realizado na região nordeste e tendo como sede a Seção Natal-RN. O Curso foi ministrado pelo formador sindical Ricardo Freitas e contou com a participação de 21 sindicalizados de nove Seções Sindicais.


PROPOSTA DO CURSO

O evento é uma capacitação básica que tem como objetivo trazer para o sindicalizado o conhecimento e compreensão do papel do sindicato, sua história, trajetória, como foram criados e como funcionam e se organizam no contexto nacional e internacional.

"A nossa ideia inicial foi apresentar para os sindicalizados algo básico para que eles, a partir dessa formação, quando estiverem participando de assembleias, de Plenárias Nacionais e de Congressos, já cheguem com um grau de entendimento um pouco mais elevado em relação ao conhecimento sindical", completou o secretário de Formação Política do SINASEFE, Moisés Monteiro, que também participou do Curso de Formação.

EMENTA E PROGRAMAÇÃO

No curso, os participantes debateram sobre diversos assuntos relacionados à história do movimento sindical, como as lutas dos trabalhadores e a formação da classe operária; a história do movimento sindical no Brasil; a criação da estrutura sindical; sindicalismo cidadão; a importância da análise de conjuntura e planejamento nos sindicatos; o sindicato como instrumento de luta; a atual "cara" do sindicalismo brasileiro e os desafios do próximo período da luta de classes; entre outros assuntos, para melhor funcionamento da organização e atuação política do movimento e direção no sindicato.

Para o formador político Ricardo Freitas, cursos como esse são extremamente importantes para que o sindicalizado entenda as atuais estruturas das entidades e aprendam sobre a importância da representação classista para os trabalhadores.

Durante o Curso também foi apresentada a peça "Nada disso é com você!", do grupo de teatro do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) São Paulo do Potengi, e foram exibidos o filme "Daens - Um Grito de Justiça" (que conta a história verídica de um padre que se engaja nas lutas operárias no final do século passado, entrando em conflito com o governo e com a Igreja) e o documentário "Carne Osso" (que mostra o duro cotidiano de trabalho nos frigoríficos brasileiros de abate de aves, bovinos e suínos).

IMPORTÂNCIA DO EVENTO

Nessa etapa do nordeste, o SINASEFE conseguiu reunir 21 trabalhadores de nove Seções Sindicais. Da Seção Natal-RN, anfitriã do evento, participaram 13 sindicalizados. "Terminamos o quinto Curso daquilo que foi proposto para todo o país. Conseguimos fechar dentro do que havíamos planejado, que era encerrar os cursos ainda em 2015. Saímos de Natal-RN com uma impressão muito boa. Do ponto de vista tanto de conteúdo quanto do ponto de vista de infraestrutura, sem dúvida nenhuma o Curso da região Nordeste foi um sucesso", disse Moisés Monteiro.

O sindicalizado da Seção IF Baiano-BA, Yang Borges, sugeriu que sejam realizados mais cursos relacionados ao tema. "Gostei muito da proposta do evento e sugiro continuar a formação com novas etapas para que possamos nos aprofundar mais nos temas relacionados à luta sindical".

Já a sindicalizada da Seção Natal-RN, Lourdes Teixeira, disse que "um Curso de Formação sempre agrega. Ninguém vai sair daqui da mesma forma que entrou. Precisamos sim nos formar e a proposta desse evento foi excelente".

O coordenador geral da Seção Natal-RN, Maurilio Gadelha, agradeceu a participação de todos no evento e a oportunidade de sediar uma atividade tão rica como a da Formação Política. "Foi um Curso rápido, mas muito proveitoso e importante para nós. A Seção Natal-RN agradece a participação de todos e a oportunidade de conversar e aprender mais com essa formação. O SINASEFE NACIONAL, por intermédio da pasta de Formação Política, está de parabéns por ter trazido para nós esse modelo de curso, essa proposta que é muito válida e que tem um papel estratégico e fundamental para a formação de atores da luta sindical. Cursos como esse devem ser realizados mais vezes".

PARTICIPAÇÃO DAS BASES E DIRETORIAS

Participaram da etapa do nordeste de Formação Política sindicalizados das Seções Barbacena-MG, Brasília-DF, IF Baiano-BA, IF Espírito Santo-ES, IF Minas Gerais-MG, IF Santa Catarina-SC, Mossoró-RN, Natal-RN e Santa Teresa-ES.

O curso também contou com as presenças do secretário-adjunto de Formação Política do SINASEFE, Raimundo Dória; dos suplentes da DN, Anderson Galvão, Ariovan Martins, Jucélio Kulmann e Xavier Filho; e da representante da Comissão Nacional Docente (CND), Elenira Vilela. Da direção do Sinasefe Natal-RN participaram os coordenadores gerais Ednésio Jales, Maurílio Gadelha e Socorro Silva; a diretora de Formação Política e Sindical, Maria Aparecida da Silva; o tesoureiro-adjunto, Victor Marques; e a Secretária Geral, Monique Dias.

FOTOS

Clique aqui para conferir imagens dos três dias do evento no álbum de fotos disponível em nosso website.


CURSOS DE FORMAÇÃO POLÍTICA

Os Cursos de Formação Política foram uma iniciativa da Coordenação de Formação Política e Relações Sindicais do SINASEFE. Eles foram idealizados pela pasta e propostos em Plenária Nacional à composição da agenda de eventos do Sindicato, sendo aprovada em dezembro do ano passado a realização de cinco etapas: uma em cada região do país.

O primeiro curso de 2015 foi realizado em Boa Vista-RR, de 22 a 24 de maio, na região norte. O segundo curso, da região Sul, aconteceu em Rio do Sul-SC, de 19 a 21 de junho. O curso da região sudeste foi o terceiro e aconteceu em Alegre-ES de 26 a 28 de junho. Já o quarto curso foi realizado em São Vicente da Serra-MT, na região centro-oeste, de 13 a 15 de agosto. E o quinto e último curso foi feito em Natal-RN, na região nordeste, de 18 a 20 de dezembro.

"Pretendíamos formar 250 e formamos 125 sindicalizados. Avaliamos, dentro da pasta, como um número considerável, levando em conta a formação que vinha sendo feitas nas gestões anteriores. Acreditamos que avançamos muito com essa formação", finalizou o secretário de Formação Política do SINASEFE, Moisés Monteiro, que disse, ainda, que para o ano de 2016 o Sindicato Nacional pretende oferecer cursos com módulos mais aprofundados, sendo oferecidos pela Escola de Formação do SINASEFE, criada durante a gestão atual do Sindicato.

CONTEÚDO RELACIONADO

Abertura dos Cursos de Formação (cinco etapas, sendo uma por região)

Primeiro curso: Boa Vista-RR (região norte), 22 a 24 de maio

Segundo curso: Rio do Sul-SC (região sul), 19 a 21 de junho

Terceiro curso: Alegre-ES (região sudeste), 26 a 28 de junho

Quarto curso: São Vicente da Serra-MT (região centro-oeste), 13 a 15 de agosto

Quinto curso: Natal-RN (região nordeste), de 18 a 20 de dezembro

*Matéria escrita com conteúdo modificado a partir de texto produzido pela Assessoria de Comunicação da Seção Natal-RN.

Última atualização em Seg, 21 dez. 2015 16:39