Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
Fonasef enxuga pauta e volta olhares à Campanha Salarial 2016
Publicado por Mário Júnior - Sex, 20 nov. 2015 15:07
Após fomentar um debate sobre a construção de uma greve geral da classe trabalhadora em suas três últimas reuniões, o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasef) voltou a debater assuntos relacionados ao funcionalismo federal de maneira exclusiva, avaliando as greves e a Campanha Salarial de 2015 da categoria.
Esse debate aconteceu na manhã da última quinta-feira (19/11), na sede do Andes-SN, em Brasília-DF, contando mais uma vez com a presença do SINASEFE NACIONAL.

PAUTA
Estiveram em pauta os tracionais informes das entidades, seguidos de uma rápida avaliação entre os presentes dos movimentos paredistas sustentados pelo funcionalismo público federal neste período e da própria Campanha Salarial, que esteve imersa nessas greves e demais mobilizações.
O consenso se deu nas afirmações de que o movimento sofreu uma dura derrota do governo, que não atendeu a maioria das nossas reivindicações e martelou sua única e rebaixada proposta salarial, sem maiores concessões.
A rearticulação do Fonasef para a Campanha Salarial 2016 foi o ponto convergente entre as análises como forma de reverter a conjuntura desfavorável na qual nos encontramos.

AGENDA
Como agenda do movimento, foram informadas a Caravana Tekohá em apoio aos indígenas do Mato Grosso do Sul e a organização e realização da próxima Reunião Ampliada dos SPF. O calendário é o seguinte:
  • 10 a 13/12/2015: Caravana Tekohá em apoio aos povos indígenas Guarani-Kaiowá, partindo de São Paulo-SP com destino ao Mato Grosso do Sul na noite do dia 9 de dezembro. Confira aqui a convocatória, aqui a circular e aqui o convite, todos publicados pela CSP-Conlutas;
  • 15/01/2016: Reunião da comissão de organização da Reunião Ampliada dos SPF, composta por Andes-SN, Condsef, Fasubra, Fenajufe e SINASEFE;
  • 16 e 17/01/2016: Reunião Ampliada dos SPF, em Brasília-DF.
RELATÓRIO
Confira aqui o relatório detalhado da reunião do Fonasef da última quinta-feira (19/11), produzido pelo plantão semanal da Direção Nacional do SINASEFE.

REPRESENTAÇÃO DO SINASEFE
Nosso Sindicato esteve presente na reunião e foi representado no espaço pela coordenadora da pasta de aposentados, Rosa Maria Mota.

SOBRE A GREVE GERAL
A greve geral da classe trabalhadora, assunto trabalhado pelo Fonasef em seus três últimos encontros, não prosseguiu como pauta no encontro desta quinta-feira (19/11). Veja um resumo das reuniões que debateram este assunto em matérias do nosso site:
Última atualização em Qui, 26 nov. 2015 20:37