Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias da Greve
Encerramento da greve 2015 é aprovado na 138ª PLENA
Publicado por Mário Júnior - Sáb, 14 nov. 2015 20:52
Após 125 dias de sua deflagração, em 13 de julho, a greve 2015 do SINASEFE está oficialmente encerrada! A deliberação foi aprovada na noite deste sábado (14/11) pelos delegados da 138ª Plenária Nacional do nosso Sindicato, que acontece até amanhã (15/11), em Brasília-DF.
O fim da greve foi aprovado por contraste visual, com ampla maioria dos votos e sem nenhum voto contrário, contabilizando-se apenas quatro abstenções e não havendo nenhuma surpresa na materialização do fato - amplamente defendido no fórum durante o debate sobre conjuntura e avaliação política do movimento paredista na tarde de hoje (14/11).

TERMOS DE ACORDO (MEC)
Os dois termos de acordo para encerramento da greve propostos pelo Ministério da Educação (MEC) - um sobre o atendimento das pautas pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e outro sobre a reposição dos dias parados - também foram aprovados por ampla maioria do plenário. A expectativa é de que as assinaturas ocorram na próxima semana.
Ambos os termos, debatidos nas reuniões dos dias 9 e 14 de outubro, foram enviados pela Setec/MEC ao SINASEFE na noite de ontem (13/11). Clique aqui para conferir os documentos na íntegra.

TERMOS DE ACORDO (MPOG)
Junto ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) também existem dois termos de acordo propostos pela Secretaria de Relações de Trabalho no Serviço Público (SRT) - estes com as respostas das pautas que geram impacto financeiro ao governo (reposição salarial e carreiras).
As assinaturas destes documentos foi aprovada no início de outubro, em consulta eletrônica das bases que foi apurada pelo Comando Nacional de Greve (CNG), e estava pendente por conta da espera do documento da Setec/MEC.

RESUMO DO MOVIMENTO
A greve 2015 foi aprovada na 132ª PLENA do SINASEFE, em 4 de julho, e durou 125 dias da sua deflagração - em 13 de julho - até a data de hoje (14/11), quando foi aprovado o seu encerramento oficial.
O movimento, em seu auge, chegou a englobar mais de 260 unidades de ensino (campi e prédios da administração das IFE), 51 Seções Sindicais e 25 estados.
Em breve lançaremos uma publicação especial, contendo uma retrospectiva completa e o balanço da greve 2015 do SINASEFE.