Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias
Vem aí o Encontro Nacional de Educação 2016!
Publicado por Mário Júnior - Qui, 29 out. 2015 10:07
Foi dada a largada para a próxima edição do Encontro Nacional de Educação (ENE), organizado pelo "Comitê Nacional em Defesa dos 10% do PIB para a Educação Pública, Já!". O II ENE, que acontecerá de 16 a 18 de junho em Brasília-DF, iniciará suas ações já a partir dos encontros preparatórios nos estados - seguindo o modelo adotado pela edição de 2014, realizada no Rio de Janeiro-RJ.

O ENCONTRO
Pautando-se como um espaço de debate e articulação das lutas em defesa da educação pública, gratuita, laica, socialmente referenciada e de qualidade, o ENE 2016 será realizado em meio a um cenário do aprofundamento da precarização das condições de trabalho e infraestrutura, e também do avanço da privatização, desde as escolas da rede básica até as instituições de ensino da educação superior.

PRÉ-ENCONTROS

O ENE é antecedido por encontros regionais e/ou estaduais preparatórios, que servirão para discutir e construir propostas a partir das bases (por intermédio da participação de diversos setores pelos estados) e fortalecer a unidade em torno de um projeto comum em defesa do ensino público.


EIXOS TEMÁTICOS

Ainda seguindo o modelo de 2014, o ENE terá seus debates segmentados em seis eixos temáticos (na primeira edição haviam sete). São eles:

  1. Gestão;
  2. Financiamento;
  3. Trabalho e Formação dos Trabalhadores da Educação;
  4. Avaliação;
  5. Acesso e Permanência;
  6. Gênero, Sexualidade, Orientação Sexual e Questões Étnico-Raciais.

LOCAL E DATA

O evento será realizado nos dias 16, 17 e 18 de junho de 2016, na capital do país - Brasília-DF. O Instituto Federal de Brasília (IFB) e a Universidade de Brasília (UnB) serão as sedes do evento, que ainda terá a realização de um ato público em sua abertura.


ENTIDADES ENVOLVIDAS

O "Comitê Nacional em Defesa dos 10% do PIB para a Educação Pública, Já!" é formado por várias entidades classistas e estudantis que tem como um dos seus compromissos prioritários a luta em defesa da educação pública. Constróem o Comitê a Abem, o Andes-SN, o CFESS, a CSP-Conlutas, a Anel, a Exneef, a Fenet, a Oposição de Esquerda da Une e o SINASEFE.


DIVULGAÇÃO
A divulgação do evento começou no início deste mês pelas entidades que participam do Comitê com o lançamento do cartaz oficial do II ENE. Clique aqui para baixar o cartaz em formato JPG.
Além do cartaz, a convocatória para construção do ENE com a introdução aos eixos do Encontro já está disponível no blog do evento. Clique aqui para conferir!

O ENE E O SINASEFE

O SINASEFE integra a organização do ENE 2016 - fazendo parte do Comitê, como frisamos acima - e participa das reuniões que debatem a estruturação do Encontro, como a que foi realizada em São Paulo-SP, no último dia 30 de setembro (clique aqui para ler o relatório no blog do ENE).

Para a pasta de Políticas Educacionais e Culturais do nosso Sindicato, o evento do ano passado retomou a articulação entre um conjunto de lutadores e formuladores que não ocorria desde as primeiras conferências sobre o Plano Nacional de Edução (PNE) popular. Mas, para além deste fato, o ENE produziu importantes elaborações sobre o nosso modelo de educação classista, em contraposição à mercantilização proposta no PNE do governo petista.

Uma sequência do ENE é necessária porque não finalizamos o nosso projeto de educação e, ainda, não conseguimos mudar a correlação de forças dos setores neoliberais e conservadores que, junto ao governo federal, atuam na educação. Assim, é fundamental darmos continuidade ao processo histórico iniciado no ENE 2014 e incentivarmos a maior quantidade de Seções e bases do SINASEFE a estarem no Encontro de Brasília-DF e nas etapas estaduais.


EDIÇÃO DE 2014

A edição de 2014 foi realizada de 8 a 10 de agosto, no Rio de Janeiro-RJ, também perfazendo uma jornada de pré-encontros nos estados e tendo entre as entidades organizadoras o SINASEFE NACIONAL. O evento superou as expectativas dos realizadores e levou mais de 3.600 trabalhadores e estudantes à capital fluminense.

Clique aqui para relembrar da expectativa pré-ENE 2014 em nosso Boletim 555 (lançado em 1º de agosto de 2014) e clique aqui para ver o balanço do evento em nosso Boletim 556 (lançado em 15 de agosto de 2014).


MAIS INFORMAÇÕES

Fique atento às novas informações sobre o ENE por aqui e, também, no blog oficial do Encontro. Visite-o clicando aqui!


CONTEÚDO RELACIONADO

*Matéria com informações do Andes-SN e do blog do ENE. Matéria atualizada às 16 horas de 11/12/2015 com adição da data do evento.

Última atualização em Dom, 19 jun. 2016 15:04