Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias da Greve
136ª PLENA indica às bases que deliberem sobre os rumos da greve
Publicado por Mário Júnior - Seg, 21 set. 2015 03:31
São Paulo-SP foi uma excelente anfitriã às bases do SINASEFE. Em três dias, pudemos viver três grandes eventos na capital paulista: uma Marcha, um Encontro Nacional e uma PLENA. E estas atividades modificaram bastante o curso de nossa mobilização paredista e organização para o enfrentamento classista contra o governo e sua oposição de direita.

E NESTE DOMINGO...
A atividade de ontem (20/09) foi a 136ª Plenária Nacional do SINASEFE, que reuniu mais de 100 servidores no Hotel Feller Avenida Paulista para debater quase que exclusivamente a nossa greve 2015.

ABERTURA E INFORMES
Na abertura da PLENA, feita por nossa Direção Nacional (DN) e Comando Nacional de Greve (CNG), a pauta do fórum foi lida e aprovada sem ressalvas e/ou inserções.
Neste quarto fórum de base do nosso movimento paredista, por questões de limitações de tempo - já que os debates durariam apenas um dia - os informes das Seções Sindicais tiveram apenas 1min30seg de duração, metade do usual. O foco dos mesmos foi justamente a situação de cada base sobre a nossa greve.
DN, CNG, CSP-Conlutas, Fasubra Sindical, Fonasef e Andes-SN (em envio por escrito) também registraram seus informes ao plenário.

CONJUNTURA
Depois dos informes, o ponto de análise conjuntural foi aberto ainda pela manhã, com uma pausa de 1h30min para intervalo de almoço e retorno no período vespertino.
Nele os presentes à PLENA expuseram as concepções e acúmulos acerca do nosso movimento paredista, que chegava ao seu 70º dia e demonstrava avanços pontuais nas negociações, resistências de algumas bases e limitações de outras mais extenuadas com a paralisação.
Após as intervenções das análises de conjuntura, foi a vez de organizar o que foi encaminhado e deliberar junto aos delegados o que fazer. E serão essas decisões que trataremos nos próximos parágrafos.

INDICATIVO DE SUSPENSÃO E 137ª PLENA
A deliberação mais polêmica, talvez, tenha sido esta: o indicativo de recuo organizado da greve, com indicativo de data para 30 de setembro (quarta-feira da próxima semana).
É importante afirmar - para evitar mal entendidos - que nossa greve nacional continua ativa; a PLENA não alterou nada acerca desse status. O que foi aprovado é um indicativo de suspender o movimento paredista, a ser debatido nas bases e encaminhado à 137ª PLENA, que voltará a ser realizada em Brasília-DF já no próximo final de semana (26 e 27 de setembro).
A partir dessa consulta às bases, os delegados do quinto fórum da nossa greve atual decidirão pela supensão ou continuidade da paralisação em curso.
Nossa próxima Plenária Nacional terá a convocatória e pauta lançadas em nossos veículos de comunicação ainda nesta semana, mas a data e cidade já podem ser confirmadas: 26 e 27/09 (próximos sábado e domingo), em Brasília-DF.
PROPOSTA DA SETEC/MEC
Ainda que pouco avaliada por ser um item recente em nossos debates, a resposta dada na noite da última sexta-feira (18/09) pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) foi vista como um avanço conquistado por nossa greve e também será remetida às assembleias das bases para deliberação do SINASEFE NACIONAL na próxima Plenária.
Por votação, os delegados expuseram a condição de favorabilidade ao aceite do que foi proposto no ofício nº 969/2015 pela Setec/MEC. Um documento explicativo da DN e CNG do SINASEFE será lançado no início desta semana, esclarecendo de maneira detalhada os atendimentos propostos aos itens de nossa contraproposta pelo governo.

SOBRE A SRT/MPOG
A mesma contraproposta já respondida pelo MEC foi entregue, também, à Secretaria de Relações de Trabalho no Serviço Público (SRT) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Contudo os itens de competência da SRT/MPOG ainda não foram respondidos.
Para buscar agilizar tal processo, um pedido de resposta será feito nesta semana, de modo que até a próxima PLENA tenhamos em mãos uma resposta oficial do MPOG para debater e deliberar no fórum.

CONSIGNAÇÃO E EMPRÉSTIMOS
Após as deliberações sobre a greve, um rápido "bate-papo" sobre o retorno das consignações ao SINASEFE foi realizado pela PLENA.
Nele a DN esclareceu sobre a liminar do dia 11, a taxa de 2% que será descontada no contracheque deste mês, e os empréstimos solicitados pelo SINASEFE às entidades sindicais parceiras e Seções Sindicais.
Uma nota informativa sobre os pedidos de empréstimos será produzida pela DN e divulgada em nossos canais de comunicação.
MOÇÕES
Por fim, a 136ª PLENA aprovou duas moções lidas em plenário. A primeira em apoio aos membros do Comando de Greve do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). E a outra em repúdio à expulsão de 20 estudantes do Instituto Federal da Bahia (IFBA) por perseguição política da reitoria.
Confira aqui a moção aos membros do Comando Unificado de Greve do IFTO, que contém em anexo a justificativa para o pedido da mesma.
Assim que compilado, o documento da moção aos estudantes do IFBA será disponibilizado aqui em nosso site.

CREDENCIAMENTO
Refletindo a presença maciça das bases do SINASEFE nos eventos dos últimos dias em São Paulo-SP (Marcha Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras e Encontro Nacional de Lutadores e Lutadoras), a 136ª também contou com um excelente número de participantes.
Sem nenhuma pendência, o credenciamento do fórum contabilizou 112 inscritos de 46 Seções diferentes, sendo 53 delegados e 59 observadores.
ENCAMINHAMENTOS
Os encaminhamentos do fórum já estão disponíveis para download e leitura das bases: clique aqui para baixar o arquivo em formato PDF.

COBERTURA
Confira abaixo, em ordem de lançamento, as peças que publicamos em nossa fanpage de Facebook com a cobertura em tempo real da Plenária:
  1. Início em instantes (errata das imagens: evento aconteceu em São Paulo-SP)
  2. Credenciamento aberto (errata das imagens: evento aconteceu em São Paulo-SP)
  3. Abertura
  4. Informes da DN, CNG e Seções (errata das imagens: evento aconteceu em São Paulo-SP)
  5. Informes das Seções Sindicais (errata das imagens: evento aconteceu em São Paulo-SP)
  6. Informes da CSP-Conlutas, Fasubra e Fonasef (errata das imagens: evento aconteceu em São Paulo-SP)
  7. Análise de conjuntura (errata das imagens: evento aconteceu em São Paulo-SP)
  8. Intervalo
  9. Cobertura ao vivo (errata da imagem: evento aconteceu em São Paulo-SP)
  10. Quadro da greve
  11. Charge sobre tratamento da educação pública e privada
  12. Charge sobre postura do governo sobre nossa greve
  13. Reinício em instantes (errata da imagem: evento aconteceu em São Paulo-SP)
  14. Reabertura
  15. Análise de conjuntura (errata das imagens: evento aconteceu em São Paulo-SP)
  16. Informes do credenciamento
  17. Encaminhamentos da greve (errata das imagens: evento aconteceu em São Paulo-SP)
  18. Indicativo de recuo organizado
  19. 137ª PLENA
  20. Participação do SINASEFE na reunião da SEN do MML
  21. Avaliação das propostas do governo
  22. Consignações e empréstimos (errata das imagens: evento aconteceu em São Paulo-SP)
  23. Moções (errata da imagem: evento aconteceu em São Paulo-SP)
  24. Encerramento
VEJA TAMBÉM