Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológica


Representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Filiação:



Você está aqui: Início Notícias da Greve
CNG e DN participam de quatro atividades nesta terça-feira (15/09)
Publicado por Mário Júnior - Ter, 15 set. 2015 23:08
A terça-feira (15/09) desta décima semana de greve foi bastante agitada em Brasília-DF: Comando Nacional de Greve (CNG) e Direção Nacional (DN) do SINASEFE estiveram presentes em quatro atividades que aconteceram no decorrer do dia, pela manhã, tarde e noite.
Reunião de negociação com o Ministério da Educação (MEC); do Conselho Permanente para o Reconhecimento de Saberes e Competências (CPRSC); do Fórum das Entidades Nacionais dos SPF (Fonasef); e participação solidária nas ocupações da Fasubra Sindical às sedes do MEC e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) contaram com a presença de representantes do nosso Sindicato.
Confira nos próximos parágrafos um resumo de cada atividade, com links para seus respectivos álbuns de fotos aqui em nosso site.

NEGOCIAÇÃO COM O MEC
A primeira reunião de negociação com o governo após a apresentação de nossa contraproposta (realizada na última sexta-feira, 11/09) foi realizada com o MEC. Os representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Marcelo Feres (secretário) e Nilva Celestina (coordenadora geral), receberam os membros da DN e do CNG do SINASEFE na manhã de hoje (15/09).
Nosso Sindicato cobrou as respostas do governo sobre a jornada continuada dos técnico-administrativos, pauta da reunião do dia 31/08, e sobre a pauta da contraproposta apresentada.
Sem entrar em muitos argumentos, o secretário Marcelo Feres expôs o incômodo do governo com a greve do SINASEFE e questionou "o que seria necessário para encerrar o movimento paredista". De nosso lado, foi reforçado que o fim da greve está condicionado à resposta e ao atendimento dos itens da nossa pauta por MEC e MPOG.
Desta forma, sem maiores avanços durante o encontro, ficou acordado que na próxima sexta-feira (18/09), será apresentada a resposta da Setec/MEC às reivindicações da nossa categoria, às quais levaremos para apreciação e deliberação das bases na 136ª PLENA.

Veja as peças da cobertura ao vivo da reunião em nossa fanpage do Facebook:
Confira, também, o álbum de fotos do nosso site: clique aqui para acessar!

REUNIÃO DO CPRSC
Na parte da tarde, também na sede do MEC, foi realizada mais uma reunião do CPRSC. O encontro, que é periódico entre o Conselho e ocorre a cada intervalo de quatro meses, debateu alguns regulamentos de universidades que estavam em pendência e aprovou outros, dentre os quais o do IFAC.
Chegaram ao Conselho, ainda, dois novos regimentos para apreciação: um das unidades de ensino federais ligadas à Marinha Brasileira; e outro da Escola Tenente Rêgo Barros-PA (base da nossa Seção IFPA e ETRB).
O SINASEFE foi representado no fórum pelos conselheiros Carlos Magno, David Lobão, Elenira Vilela, Jerciano Feijó e Nara Quadros. Clique aqui para acessar o álbum de fotos da reunião.

OCUPAÇÕES DA FASUBRA
A Fasubra Sindical, em greve nacional desde 28 de maio, realizou nesta terça (15/09) duas ocupações de ministérios, como forma de pressionar o governo a atender a pauta dos servidores da Educação Federal - além da Fasubra, Andes-SN e SINASEFE (as outras entidades classistas da categoria) também encontram-se com movimentos paredistas deflagrados.
A primeira, que começou pela manhã e tomou quase toda a tarde foi realizada no MEC, com trabalhadores ocupando uma sala de reunião no terceiro andar e bloqueando o acesso à entrada do prédio. Clique aqui para ler a matéria produzida pela assessoria da Fasubra. A segunda, que começou no final da tarde e entrou pela noite, no bloco c do MPOG, local em que os servidores conseguiram ser recebidos por representação dos dois ministérios.
O CNG e a DN do SINASEFE estiveram nos dois locais em apoio e solidariedade à nossa entidade coirmã. Veja aqui a repercussão das ocupações no site do jornal O Globo.
Visite o nosso álbum de fotos aqui no site: clique aqui.

REUNIÃO DO FONASEF
A unidade dos Servidores Públicos Federais (SPF) contra o governo pode estar voltando com toda força após o anúncio de novos cortes e do adiamento do reajuste previsto para o ano que vem de janeiro para agosto.
Pensando que os SPF "são como as Casas Bahia, que aceitam esperar dois anos para receber uma mixaria", o governo não só manteve a mesma proposta recuada de 5,5% e 5% nos próximos dois anos como também ousou retirar o reajuste do primeiro mês de 2016 e repassá-lo para o oitavo mês, aumentando as perdas salariais da categoria.
O resultado desse novo ataque do governo foi uma das maiores reuniões do Fonasef dos últimos anos, lotando o auditório do Andes-SN. A principal deliberação da reunião foi por fazer no dia 23 de setembro (quarta-feira da próxima semana) um Dia Nacional de Paralisação e Mobilização dos SPF, unificando a data com o Dia de Lutas convocado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).
Clique aqui para ler notícia no site do jornal O Globo sobre os novos cortes e a repercussão dos mesmos junto ao funcionalismo federal. E veja aqui o nosso álbum de fotos da reunião.

*Matéria editada às 15 horas de 17/09/2015